No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h25min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


19/11/2018 | 16h45min

Com aproveitamento de água e luz solar, alunos criam projeto de casa sustentável

Estudantes são da escola municipal Manoel Abreu

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Cada vez mais o aproveitamento de materiais, o combate ao desperdício, uso de recicláveis, separação e descarte correto do lixo, criação de horta orgânica, o uso da água da chuva e a energia solar vão entrar gradativamente no cotidiano das famílias. Sendo assim, você já pensou em viver numa casa onde a palavra 'sustentabilidade' fosse aplicada na prática? Os alunos da escola municipal Manoel Abreu pensaram. 

 

E o resultado é que desenvolveram um projeto que foi destacado como Projeto de Sustentabilidade e Cidadania, em premiação entregue na Feira do Livro. Por seu trabalho, os alunos dos Anos Finais ganharam uma viagem ao Museu da PUC. O professor de Geografia Márcio de Andrade conta que a turma se esforçou na elaboração de uma maquete que demonstrasse o funcionamento de uma casa sustentável, em que água e luz não fossem desperdiçados e houvesse reaproveitamento em tudo. Desde a construção, o mobiliário até a manutenção de hortas.

 

"É uma proposta de cidadania. De pensar o futuro e o respeito ao meio ambiente. Esse projeto uniu os esforços de 25 alunos das 7ºs e 8ºs anos, que utilizaram ensinamentos das disciplinas de Geografia, Artes, Matemática, História, Português e Ciências. Ficou uma coisa bem ampla", afirma o professor.

 

Foram dois meses de desenvolvimento da maquete. E o desafio não foi brincadeira, pois todos os estudantes precisaram intereagir e entender sobre hidráulica, energia elétrica, funcionamento de energia solar, PH do solo etc. "E tudo foi feito com uso de materiais que foram catados em lixeiras, no fundo do pátio, demonstrando a viabilidade econômica".

 

Para as alunas Sthefani da Silva, de 14 anos e Ellen Machado, 13, o projeto foi desafiador. "A gente aprendeu várias coisas e até já estamos aplicando em casa", afirma Sthefani. "Foi bastante trabalhoso e as turmas se aproximaram bastante durante o convívio. Foi legal aprendermos juntos", disse a aluna Ellen.


Veja também:


09/12/2018 | 13h05min

» Cidade: Prefeitura de Santiago fará leilão de bens no próximo dia 20 de dezembro

09/12/2018 | 10h47min

» Tradicionalismo: 10ª Região Tradicionalista terá novamente o comando de Olacides Fortes da Silveira

09/12/2018 | 10h44min

» Loteria: Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 36 milhões


Comentários:


Voltar ao topo