No ar:
Baita Chão - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio    15h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


27/04/2020 | 15h51min

Com a chegada da médica Luciana, ESF Vila Rica está com equipe completa

Em breve, poder retornar o atendimento a toda a comunidade do bairro Vila Rica e arredores

Médica Luciana Nascimento Garcia integra a equipe do ESF Vila Rica. Foto: DivulgaçãoMédica Luciana Nascimento Garcia integra a equipe do ESF Vila Rica. Foto: Divulgação

A comunidade abrangida pelo ESF Vila Rica terá uma nova médica para prestar serviços na unidade de saúde do bairro. Nesta sexta, o secretário de Saúde, Éldrio Machado, esteve no local para desejar bom trabalho à médica Luciana Nascimento Garcia, que cumprirá 40 horas semanais no posto. Por ora, em função do enfrentamento à pandemia do coronavírus e do decreto 22/2020, as unidades de saúde não estão realizando os atendimentos de rotina, a não ser casos de urgência. Éldrio observa que com a chegada da nova profissional, o ESF Vila Rica está completo para, em breve, poder retornar o atendimento a toda a comunidade do bairro Vila Rica e arredores.

 

Como está o trabalho

 

Para evitar aglomerações, o ESF está priorizando o atendimento aos usuários com sintomas gripais, respiratórios (como: tosse, febre persistente e falta de ar) e usuários com queixas agudas e de urgência). São prioridade: idosos (acima de 60 anos), pessoas com condições crônicas e imunossuprimidos que apresentam sintomas gripais, respiratórios e casos suspeitos para COVID-19. Priorizamos também o atendimento para os demais grupos de risco para doenças respiratórias: crianças menores de 5 anos e gestantes.

 

“Estamos realizando a orientação dos usuários sobre medidas de prevenção de contágio, evitando assim, aglomerações e circulação na sala de espera, e se possível que o usuário aguarde atendimento em lugar externo”, confirma a enfeira Rosângela.

 

 As salas/consultórios da UBS são priorizadas para atendimento à demanda espontânea de usuários com sintomas gripais, respiratórios, casos suspeitos e/ou para isolamento de usuários. Consultas eletivas, de rotina ou doenças crônicas compensadas estão suspensas temporariamente. Encaminhamentos para especialistas e outros serviços (como solicitações de exames de rotina) para avaliação eletiva também estão suspensos.

 

A realização de grupos e atividades coletivas, a exemplo das Práticas Integrativas e Complementares, estão suspensas momentaneamente, pois estamos priorizando atendimentos individuais, caso necessário. É importante que o usuário que esteja com sintomas gripais aguardando para consulta informe a equipe de saúde para que os mesmos forneçam máscara cirúrgica bem como para acompanhante, com sintomas gripais, respiratórios e/ou suspeita de COVID-19.

 

Os atendimentos odontológicos eletivos (agendados ou por demanda espontânea), estão suspensos. Os usuários com necessidade de tratamento odontológico, mas sem necessidade de intervenção imediata devem aguardar até novas orientações. Os atendimentos odontológicos de urgência estão funcionando normalmente.

 

As equipes junto aos Agentes Comunitários de Saúde, estão reavaliando individualmente a necessidade das visitas domiciliares, considerando o risco de propagação do Coronavírus, mantendo os cuidados essenciais para evitar a contaminação pelo COVID-19.

 

“Reforçamos que os demais usuários, que não necessitem de atendimento médico ou da equipe de saúde de forma imediata, mantenham o isolamento social e as medidas de proteção e, se for possível, fiquem em casa.”

 

O que diz o decreto 22/2020

 

Seção II

 

 Do Atendimento ao Público

 

Art. 15. Ficam suspensas as atividades de atendimento presencial dos serviços, resguardada a manutenção integral dos serviços essenciais previstos no Art.4º do Decreto 19/2020.

 

Parágrafo único. Os referidos atendimentos deverão ser realizados, preferencialmente, por meio eletrônico ou telefone, quando couber, podendo, excepcionalmente, se realizar através de agendamento individual, mediante prévia análise da necessidade pela equipe de servidores competente.


Veja também:


02/06/2020 | 10h25min

» Polícia: Hidroxicloroquina começa a ser contrabandeada no Brasil

02/06/2020 | 10h19min

» Tecnologia: Pesquisa indica maior consumo de vídeo e áudio online no Brasil

02/06/2020 | 10h07min

» Pesquisa: Estudantes de Agronomia da Uri Santiago aprovam artigo que fala sobre solo


Comentários:


Voltar ao topo