No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


17/03/2024 | 13h28min

Ciclo de Palestras Fepam reúne mais de 100 analistas ambientais em Gramado

Primeira edição do evento foi direcionada à capacitação de municípios da Regional Serra

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou, entre quinta (14/3) e sexta-feira (15/3), no centro de eventos Expogramado, a primeira edição do Ciclo de Palestras Fepam. Trata-se de uma capacitação voltada a analistas que atuam no licenciamento ambiental de competência dos municípios. A Serra Gaúcha foi a primeira região a receber o evento, promovido com apoio da prefeitura de Gramado e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

 

“Estamos retomando esse contato direto, compartilhando a forma como o Estado trabalha no licenciamento ambiental, divulgando nossos procedimentos e incentivando o uso do Guia 372 como instrumento para sanar dúvidas”, elencou o presidente da Fepam, Renato Chagas, que participou da cerimônia de abertura na manhã de quinta-feira.

 

A programação do Ciclo de Palestras contemplou diversos temas. No primeiro dia, os painéis trataram de manejo de vegetação nativa, fiscalização, resíduos sólidos e licenciamento de atividades agrossilvipastoris. Mais de 100 pessoas participaram. Nesta sexta-feira, as pautas foram mineração, licenciamento ambiental, atividades industriais, parcelamento do solo e áreas de lazer. 

 

“Acho muito importante esse tipo de evento da Fepam com os municípios. A questão da comunicação entre os órgãos ambientais é muito importante e esse esclarecimento de dúvidas também”, avaliou o engenheiro florestal Gelso Pacheco Neto, que atua como analista ambiental em Pinhal da Serra.

 

Bióloga em Bento Gonçalves, Isadora Bisognin Servo atua há sete anos na área e já havia participado de outros treinamentos da Fepam. “Venho sempre que possível”, relatou. “Essa troca de informações é fundamental para desempenharmos o trabalho de forma correta e coerente com a legislação, seguindo o que a Fepam preza.”

 

O Ciclo de Palestras percorrerá outras regiões do Rio Grande do Sul ainda este ano. A próxima edição deve ocorrer no Centro do Estado. “Nos próximos meses, estaremos divulgando para que os técnicos fiquem cientes e possam participar”, adiantou a chefe da Divisão de Aquacultura e Culturas Perenes (Dilap), Giovana Santi.

 

Além da chefe da Dilap, participaram desta edição como palestrantes o chefe do Departamento de Fiscalização, Vagner Hoffmann; a analista ambiental da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas, Daiene Gomes Zagonel; o chefe do Departamento Agrossilvipastoril, Cristiano Prass; a chefe da Divisão de Mineração, Andréa Garcia; o chefe da Divisão de Licenciamento, Jorge Berwanger; o chefe do Departamento de Gestão Descentralizada, Rafael Volquind; e a chefe do Serviço de Licenciamento e Monitoramento de Indústrias, Vanessa dos Santos Rodrigues.


Veja também:


26/05/2024 | 13h39min

» : PRF prende traficantes com skunk e haxixe em carro com donativos

26/05/2024 | 13h24min

» : Número de mortes causadas pelas chuvas no RS sobe para 169

26/05/2024 | 13h20min

» : STF prorroga cotas raciais em concursos até Congresso votar nova lei


Comentários:


Voltar ao topo