No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!     

» Geral » Tradicionalismo


11/09/2020 | 13h14min

Chama Crioula será acesa a partir do círio da Igreja Matriz

Cerimônia simbólica acontecerá nesta segunda-feira, seguindo protocolos e orientações de saúde

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A 10ª Região Tradicionalista criou um protocolo para acendimento da Chama Crioula, que neste ano será diferente por causa da pandemia de coronavirus, como forma de manter esta tradição, mas sem aglomerações.

 

Na manhã desta sexta-feira (11) o departamento de cultura da Secretaria Municipal de Educação esteve reunido com as entidades tradicionalistas para organizar a forma como isso vai acontecer.

 

De acordo com Rodrigo Neres, gestor de Cultura, a cerimônia simbólica vai acontecer na próxima segunda-feira (14), no Largo 4 de janeiro (em frente a prefeitura) a partir das 16h, com execução do Hino e hasteamento das bandeiras apenas com a participação de autoridades e representantes das entidades tradicionalistas, respeitando os protocolos e as orientações de saúde . Após,em parceria com a Igreja Matriz, terá a benção e o acendimento da Chama Crioula a partir do círio da igreja, já que é uma orientação, que na ausência de um protocolo tanto na semana da Pátria como na questão farroupilha o uso do círio pode ser usado. A partir daí, com a ajuda da guarda municipal, os representantes das entidades (de carro) farão a distribuição da chama para aquelas localidades que aceitaram receber a centelha. 

 

O tema e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2020 foram escolhidos em reunião por videoconferência e anunciados pela Secretaria de Estado da Cultura RS. 

 

“Gaúchos sem Fronteiras” é a temática deste ano. E a patrona é Alessandra Carvalho da Motta. Natural de Cachoeira do Sul, ela é servidora pública federal. Atuou por mais de 20 anos como artista, avaliadora, palestrante e pesquisadora, com atuação no MTG.

 


Veja também:


22/10/2020 | 09h20min

» Polícia: Brigada Militar prende homem por porte ilegal de arma em Santiago

21/10/2020 | 15h09min

» Pandemia: Santiago registra mais 14 casos de covid-19 nesta quarta-feira, e dois óbitos

21/10/2020 | 13h40min

» Meio Ambiente: Cuidado com a lotação dos contêineres é preocupação constante em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo