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11/06/2020 | 07h33min

Caminhar diariamente proporciona ao corpo benefícios que você nem imagina

Atividade física é indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.


Pra quem não sabe a caminhada é um dos melhores exercícios físicos na ajuda da perda de peso. E é também o primeiro passo pra quem deseja ganhar massa muscular.

 

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.



Você sabia que com 20 minutos de caminhada, o nosso cérebro começa a liberar as substâncias como endorfina e serotonina? A endorfina tem um efeito calmante e analgésico e é responsável pelas emoções, ajuda no combate ao stress e diminui a ansiedade. Já a serotonina, é a responsável pela sensação de bem-estar.



A caminhada além de emagrecer melhora a circulação sanguínea, melhora e corrige a postura, alivia dores lombares, e ajuda a perder a barriga. Todas as atividades físicas queimam gordura, mas a caminhada é aquela que dá retorno imediato, pode ser praticada em qualquer lugar, e se você for esperto, pode fazer da tua caminhada um passeio agradável no parque.



Esse esporte também é indicado para baixar as taxas de colesterol, pessoas que sofrem com as taxas de colesterol ruim, costumam caminhar diariamente e ao fazê-lo consegue manter um certo equilibro nas respectivas taxas, melhorando a qualidade de vida e mantendo o físico em forma.



Caminhar também aumenta a massa óssea e diminui a glicose no sangue, por isso, para pessoas que sofrem de diabete, a caminhada também pode ser uma alternativa muito saudável, que vai ajudar a manter as taxas de açúcar no sangue em equilíbrio de manter tudo equilibrado.


Caminhando para emagrecer


- Caminhar durante 1 hora após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue;
- Fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias;
- Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio;
- Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos.
- Caminhar diariamente ajuda a combater a ansiedade e a compulsão pelos alimentos;
- Antes de praticar caminhadas, ou seja, antes de sair para sua caminhada de costume, faça um suco detox verde e tome, o suco vai acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias.



Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:


1. Fortalece a musculatura, combatendo a osteoporose;
2. Auxilia na prevenção de doenças pulmonares, como a asma e a bronquite;
3. Diminui o stress e melhora a saúde mental;
4. Acelera o metabolismo, queima calorias, aumenta o condicionamento físico e cria massa muscular;
5. Ajuda a emagrecer e favorece diretamente a autoestima;
6. Combate a depressão e melhora o humor;
7. Ativa a produção de endorfina e serotonina;
8. Reduz os riscos de câncer de mama nas mulheres;
9. Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.
10. Praticar caminhadas diariamente, além de inibir o apetite, ajuda a retardar o envelhecimento;
11. Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
12. Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso;
13. Melhora da circulação sanguínea;
14. Melhora da postura corporal;
15. Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;



Recomendações:


- Use um tênis confortável;
- Roupas leves e de preferência de algodão;
- Evite horários quentes do dia;
- Não caminhe em jejum;
- Tome sempre 2 copos de água antes de sair pra caminhar;
- Use protetor solar antes de sair de casa.


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