No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Clima


11/03/2024 | 07h49min

Calor deve aumentar nos próximos dias

Os dias mais quentes devem ser a quarta, a quinta em parte do estado a sexta

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Nos próximos dias o calor promete ser ainda maior. Uma bolha de calor sobre o Norte da Argentina e o Paraguai trará um final de verão de temperatura muito alta em vários estados do Brasil. Os últimos dez dias da estação vão ter temperatura muito acima da média em parte do país com marcas nos termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano.

 

A onda de calor será tão prolongada, ao menos de dez dias em alguns estados, que o calor excessivo vai se estender até o fim do verão, que ocorre pelo equinócio no dia 20 de março. Mais ao Sul do Brasil, aqui no Rio Grande do Sul, é que se espera dure menos por chuva e temporais a partir do final desta semana, embora siga muito abafado.

 

A onda de calor deve afetar grande parte do Centro-Sul do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Aqui no Rio Grande do Sul, o calor ganha força principalmente a partir da amanhã. Os dias mais quentes devem ser a quarta, a quinta em parte do estado a sexta. Máximas de 37ºC a 39ºC podem ocorrer no Oeste, no Noroeste e nos vales. Mesmo a Serra não deve escapar do calorão com registros de 33ºC a 34ºC na quinta.

 

Com a grande massa de ar seco e quente no Brasil, a instabilidade ficará retida entre 30ºS e 35ºS com muita chuva e temporais frequentes nesta semana no Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. No território gaúcho, alguns pontos do extremo Sul já pode ter chuva na quarta, mas instabilidade mais generalizada somente de sexta para sábado.


Veja também:


22/05/2024 | 10h29min

» : Números mais recentes das enchentes no RS desta quarta-feira

22/05/2024 | 09h53min

» : Cerca de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix nesta semana

22/05/2024 | 06h55min

» : Governo discute moradias para os afetados pelas chuvas com setor da construção civil


Comentários:


Voltar ao topo