No ar:
Atualidade esportes - Sergio Ramos    11h45min às 12h00min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


20/05/2019 | 16h19min

Boas práticas de gestão de resíduos sólidos na Uri Santiago

Em alusão ao dia da reciclagem, 17 de maio, URI divulga práticas internas de preservação e transformação

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Um dos principais conflitos ambientais da atualidade é a produção de resíduos sólidos, que provoca inúmeros impactos sobre os recursos naturais, principalmente, sobre o solo e a água. Pensando nisso, a URI – Santiago possui um Plano de Resíduos Sólidos, onde a coleta diferenciada de resíduos é previamente separada segundo a sua composição e, desta forma, contribui significativamente para a preservação ambiental, além de baratear os custos na reciclagem e viabilizar maior quantidade da mesma.

 

A exemplo, a compostagem, processo em que lixo orgânico apresenta impactos positivos sobre o solo, como a produção de substratos para as plantas. O processo biológico de compostagem consiste na transformação de resíduos orgânicos em matéria orgânica, por meio da ação de microrganismos em um composto fertilizante natural, semelhante ao solo. Os restos de comida, erva-mate, resíduos de poda, capina e do corte de grama são submetidos a transformação biológica e convertidos em substratos na Composteira Experimental.

 

Atualmente, os substratos são empregados na produção de flores para o paisagismo da URI, e em mudas de espécies frutíferas e florestais (nativas e exóticas) no Viveiro Florestal do Câmpus, resultando numa economia significativa na aquisição de substratos. Também é realizado o reaproveitamento da água pluvial para o uso em irrigação de jardins e limpezas em geral. Outro fato, não menos interessante, é que restos de forração (carpete) foram utilizados na produção do sistema de drenagem do campo de futebol da universidade.

 

Mais sobre o Plano

 

O Plano de Resíduos Sólidos da URI Santiago faz parte das demandas por Licenciamento Ambiental do Campus, especificamente pela Licença de Operação, tendo o apoio ativo do Comitê de Sustentabilidade, desde o ano de 2015. Conheça o Comitê de Sustentabilidade da URI Santiago e venha construir um Universo Diverso e Sustentável.


Veja também:


20/09/2019 | 07h07min

» Publicidade: No Damian CenterLar sempre tem festa de promoções

19/09/2019 | 16h53min

» Agricultura: Prazo para entrega do Imposto Territorial Rural (ITR) termina no dia 30 de setembro

19/09/2019 | 16h44min

» Economia: Santiago é um dos primeiros do Brasil a implantar a Lei da Liberdade Econômica


Comentários:


Voltar ao topo