A pandemia de covid tem afetado o fluxo de doadores de sangue no Laboratório Tuiuti, junto do Grupo Hospitalar Santiago (GHS) e em especial daquele doador voluntário, mesmo assim a instituição colocou estratégias que facilitam o comparecimento, como a doação via agendamento.
De acordo com o bioquímico Mauro Burmann, isto tudo tem influenciado nos estoques, aumentando a preocupação para o final de ano. Burmann comenta que entrar nos feriados com estoque baixo de sangue é preocupante, por isso o banco de sangue tem trabalho bastante no sentido de manter os estoques normais todos os dias, pois as demandas são diárias, tantos as eletivas como as de urgência.
Apelou à população apta a doar para que agende sua doação, colaborando para a estabilização dos estoques. Mauro Burmann lembrou que a busca por doadores é constante. O laboratório Tuiuti tem o máximo interesse em atender a todos como rapidez e presteza. Ele espera que nesta semana o movimento de doadores aumente para que o estoque de sangue seja razoável e passe tranquilo os festejos de final de ano. Hoje o estoque é de 35 bolsas, porém a utilização é variável.
Entre os requisitos básicos para ser doador de sangue estão: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e pesar no mínimo 50kg./ O agendamento pode ser feito através do telefone 3251-1174.