No ar:
Correspondente Ipiranga - Rede Gaúcha Sat    08h00min às 08h10min

Ouvir!     

» Geral » Economia


29/05/2019 | 10h02min

Assinado na China convênio entre Tongxiang e Santiago, que passam a ser cidades-irmãs

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Uma comitiva de 34 autoridades brasileiras está participando da Conferência de Negócios China-Brasil que acontece em Xangai e cidades próximas, e acompanhou no último sábado a assinatura do acordo de cidades-irmãs entre os municípios de Tongxiang e Santiago.

 

Fazem parte da comitiva, o presidente da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fábio Hu (que esteve em Santiago), o diretor de comunicação da Daniel Castro, o reitor da UFSM Paulo Burmann e o deputado estadual, Jeferson Fernandes, que é presidente da Frente Parlamentar Brasil-China da Assembleia Legislativa, além da associação de prefeitos de São Paulo e vários empresários. Por meio de uma live no Facebook, o deputado Fernandes comentou sobre o acordo, citou o prefeito Tiago Gorski Lacerda e falou que Santiago está sendo pioneira no RS nas negociações com a China, abrindo inúmeras possibilidades econômicas.

 

"O Rio Grande do Sul pode ser o Estado pioneiro de uma grande relação comercial com a China. E foi exatamente isso que o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda fez: convenceu os chineses da grande capacidade que os setores produtivos de seu município tem para estabelecer parcerias. Santiago é um case a nos orientar", considerou.

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Santiago, Ricardo Damian, comemorou esse momento histórico, pois vai possibilitar que Santiago passe a receber investimentos da nota rota da seda, que é um gigante projeto chinês de expansão comercial, estabelecendo parcerias com cidades de outros países.

 

O fato de ter sido formalizado o acordo entre Tongxiang e Santiago abre as portas, tanto para um lado quanto para o outro, de negócios comerciais e intercâmbios culturais. A cidade-irmã de Tongxiang possui quase 900 mil habitantes e é uma referência mundial em internet, com tecnologia 5G, em moda, design, equilibra muito bem os avanços e o respeito às tradições, além de, assim como Santiago, possuir uma vocação para o meio literário. Tongxiang é a cidade chinesa dos escritores.

 

Conforme ressaltou o deputado estadual, Jéferson Fernandes, Santiago foi pioneira em abrir relações com a China. Os empresários de lá tem grande interesse no segmento de alimentos, como leite, carne bovina, ovina, frango, mel etc, o que fomentará a cadeia de agroindústria.

 

Mas os chineses também estão interessados em intercâmbio com outros setores, como esporte e cultura. Após a formalização deste acordo entre as duas cidades e seus países, está prevista a vinda de empreendedores chineses para dar segmento a novas etapas, que prevêm a implantação de projetos, como uma fábrica de ração, e, consequentemente, o investimento em setores logísticos para facilitar a exportação da produção.


Veja também:


25/06/2019 | 16h39min

» Meio Ambiente: Descarte de material indevido provoca danos em contêiner

25/06/2019 | 15h06min

» Educação: Uri Santiago: você pode fazer vestibular através de agendamento

25/06/2019 | 09h57min

» Economia: MP da Liberdade Econômica prevê desburocratização e libera abertura de atividades empresariais sem obrigação de alvará e licenças


Comentários:


Voltar ao topo