No ar:
Buenas Tarde meu Santiago (1º parte) - Marco Antônio Nunes    17h00min às 18h00min

Ouvir!     

» Geral » Cultura


29/03/2021 | 13h41min

Artesanato e teatro são os dois segmentos de projetos premiados em Santiago

Prêmio de R$ 15 mil veio da Fundação Marco Polo - Edital de Criação e Formação- Diversidade das Culturas

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Recentemente a Fundação Marco Polo divulgou a lista definitiva dos contemplados do Edital de Criação e Formação- Diversidade das Culturas.

 

Santiago teve dois projetos na lista na categoria pessoa física onde cada um receberá a quantia de quinze mil reais, sendo um projeto de artesanato, apresentado pela artista Elvis Gavioli – intitulado – artesanato, criatividade, arte e renda - e outro do teatro defendido pelo ator e diretor Pablo Fernando Damian, que resultará na segunda montagem de espetáculo da oficininha de teatro com crianças e jovens de Santiago.

 

De acordo com o professor Rodrigo Neres, do departamento de cultura, durante o período de pandemia as oficinas de teatro continuaram na modalidade virtual e as crianças entraram agora na etapa da dramaturgia, onde escolheram adaptar uma peça de William Shakespeare para  cultura brasileira. Outros artistas locais tiveram seus projetos aprovados, ficando como suplentes.

 

Já na modalidade pessoa jurídica Santiago apresentou treze projetos, mas nenhum contemplado, ficando apenas suplentes nos valores entre trinta e cinquenta mil reais./ Rodrigo Neres ressalta que foram mais de 6.500 projetos apresentados em todo o RS. Fez questão de agradecer a cada artista que se empenhou e encaminhou seu projeto, visto que este foi um movimento que mostrou à classe artística que é possível sim produzir e buscar recursos para viabilizar seus projetos.

 

  Agora a expectativa agora é a divulgação da lista dos contemplados do prêmio= Trajetórias Culturais, cujo lançamento deve ocorrer nesta segunda-feira pelo Instituto – Trocando Ideia./ Santiago também está participando com número significativo de artistas neste edital que premiará as trajetórias com o valor de oito mil reais aos 1.500 contemplados. Mais de 5 mil histórias de caminhada cultural foram encaminhadas em todo o RS.

 

Ambos editais foram financiados com recursos da lei Aldir Blanc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do RS.


Veja também:


13/04/2021 | 16h54min

» Pecuária: Veterinário alerta para o controle de morcegos hematófagos

13/04/2021 | 16h50min

» Política: Lei que obriga escolas a ter Bíblia é inconstitucional, decide STF

13/04/2021 | 16h44min

» Economia: Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho


Comentários:


Voltar ao topo