Recentemente a Fundação Marco Polo divulgou a lista definitiva dos contemplados do Edital de Criação e Formação- Diversidade das Culturas.
Santiago teve dois projetos na lista na categoria pessoa física onde cada um receberá a quantia de quinze mil reais, sendo um projeto de artesanato, apresentado pela artista Elvis Gavioli – intitulado – artesanato, criatividade, arte e renda - e outro do teatro defendido pelo ator e diretor Pablo Fernando Damian, que resultará na segunda montagem de espetáculo da oficininha de teatro com crianças e jovens de Santiago.
De acordo com o professor Rodrigo Neres, do departamento de cultura, durante o período de pandemia as oficinas de teatro continuaram na modalidade virtual e as crianças entraram agora na etapa da dramaturgia, onde escolheram adaptar uma peça de William Shakespeare para cultura brasileira. Outros artistas locais tiveram seus projetos aprovados, ficando como suplentes.
Já na modalidade pessoa jurídica Santiago apresentou treze projetos, mas nenhum contemplado, ficando apenas suplentes nos valores entre trinta e cinquenta mil reais./ Rodrigo Neres ressalta que foram mais de 6.500 projetos apresentados em todo o RS. Fez questão de agradecer a cada artista que se empenhou e encaminhou seu projeto, visto que este foi um movimento que mostrou à classe artística que é possível sim produzir e buscar recursos para viabilizar seus projetos.
Agora a expectativa agora é a divulgação da lista dos contemplados do prêmio= Trajetórias Culturais, cujo lançamento deve ocorrer nesta segunda-feira pelo Instituto – Trocando Ideia./ Santiago também está participando com número significativo de artistas neste edital que premiará as trajetórias com o valor de oito mil reais aos 1.500 contemplados. Mais de 5 mil histórias de caminhada cultural foram encaminhadas em todo o RS.
Ambos editais foram financiados com recursos da lei Aldir Blanc em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do RS.