No ar:
Uma Luz Em Seu Caminho - Paróquia Nossa Senhora da Conceição    06h45min às 07h00min

Ouvir!     

» Geral » Apicultura


14/11/2018 | 13h50min

Apicultores se mobilizam para evitar mortandade de abelhas

Adi Pozzato salientou que deverá ser realizado um seminário com especialista do assunto

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Durante reunião realizada na última terça-feira (13) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais apicultores trataram sobre a questão dos agrotóxicos  que têm causado sérios dados em colmeias.

 

 Adi Pozzato salientou que deverá ser realizado um seminário com especialista do assunto. Ressaltou o episódio no município da Mata, que dizimou quinhentas colmeias de propriedade de nove apicultores, considera uma situação drástica e preocupante.

 

Como coordenador do Arranjo Produtivo Local – (APL) do mel, Adi disse que sente responsável por iniciativas que garantam a tranquilidade de todos os apicultores a cerca dos agrotóxicos.

 

 O encontro levou a futuros contatos com técnicos no sentido de procurar produtos que não agridam o meio ambiente.

 

Pozzato defende a conscientização do agricultor e apicultor para uma produção sadia sem causar danos às partes. A mortandade de abelhas coloca em risco a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade.

 

A pulverização indiscriminada de agrotóxicos por via área é responsável pela dizimação de colônias inteiras de abelhas de várias espécies no mundo e no Brasil, que está entre os grandes produtores e exportadores mundiais do mel. 

 

O desaparecimento de abelhas é resultado de diversos problemas, entre os quais, o uso de agrotóxicos, a perda dos habitats, patógenos e parasitas que atacam as colônias e mudanças climáticas. Investigações científicas sugerem que esses produtos provocam uma intoxicação nas abelhas, um fenômeno chamado de “distúrbio do colapso das colônias”, quando os insetos não retornam às colmeias e morrem fora dela, após o corpo sofrer um "curto-circuito" devido à excessiva exposição aos componentes químicos.

 

 


Veja também:


16/12/2018 | 19h39min

» Futebol: Padel Esporte e Lazer de Santiago promove a etapa Master do circuito Padel Raiz

16/12/2018 | 19h22min

» Saúde: Canetas de aplicação de insulina chegam ao SUS

16/12/2018 | 19h11min

» Economia: Santiago: horários do comércio durante esse mês de dezembro


Comentários:


Voltar ao topo