No ar:

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


18/01/2021 | 17h26min

Análises garantem padrões de qualidade para o vinho produzido na região

De acordo com o professor Marcelo Marques Tusi, todas as amostras de agroindústrias de vinho da região demonstram produtos de ótima qualidade

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A URI  realiza a análise das amostras de várias agroindústrias, de Santiago e região para saber se todas estão em conformidade com a legislação brasileira.

 

No caso do vinho, por exemplo são analisados o teor de açucares, quantidade de enxofre, que é utilizado como bactericida durante a produção, teor alcóolico, entre outras medidas, justamente para garantir segurança alimentar para o consumidor.

 

De acordo com o professor Marcelo Marques Tusi, todas as amostras de agroindústrias de vinho da região demonstram produtos de ótima qualidade. Destaca que os padrões são garantidos pelas boas práticas de produção. 

 

Questionado sobre conceitos errados na produção de vinho, o professor destaca o uso excessivo de sulfito, além da fermentação inadequada, que resultam em grande quantidade de ácidos que dariam sabor azedo ao vinho, além do tratamento da uva. Tudo isso se não for bem executado levará a um produto de qualidade inferior. Marques coloca que geralmente as amostras são levadas diretamente ao laboratório de química da URI, entretanto quando há necessidade de coletar direto na propriedade isso é feito pelos técnicos.

 

  Marcelo Marques Tusi lembra que a URI está à disposição para ajudar no desenvolvimento da região, ao se referir sobre o crescimento das agroindústrias dos mais variados produtos.


Veja também:


05/03/2021 | 19h08min

» Pandemia: Vendas de itens não essenciais em supermercados no RS são proibidas

05/03/2021 | 18h47min

» Pandemia: Confirmada bandeira preta até 21 de março em todo o Rio Grande do Sul

05/03/2021 | 16h33min

» Pandemia: Santiago registra 57 novos casos de covid nesta sexta; um óbito também confirmado


Comentários:


Voltar ao topo