No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


14/10/2019 | 15h29min

“Amor, esperança e fé”: este é o lema do Centro de Oncologia do Grupo Hospitalar Santiago

É o mínimo que um paciente em tratamento contra o câncer precisa, ressalta diretor do GHS, Ruderson Mesquita

Centro de Oncologia de Santiago. Fotos: Ieda BeltrãoCentro de Oncologia de Santiago. Fotos: Ieda Beltrão

“Amor, esperança e fé”: este é o lema do Centro de Oncologia do Grupo Hospitalar Santiago o que reforça a humanização dentro da proposta do GHS. É o mínimo que um paciente em tratamento contra o câncer precisa.

 

De acordo com o administrador Ruderson Mesquita, foi instalado um sino na entrada do Centro Clínico para que os pacientes  curados toquem o mesmo, como símbolo de final do tratamento.

 

Junto com o Centro de Oncologia, que foi inaugurado no último dia 4 de outubro, existem serviços complementares que são diagnósticos por imagem, endoscopia e colonoscopia, também pelo Sistema Único de Saúde. Mesquita salienta que mesmo frente às dificuldades, o GHS está abrindo mais serviços à população de Santiago e região.

 

Ao lado do Centro Clínico outro projeto de construção está sendo executado pelo GHS. No prédio vai funcionar a Associação de Combate ao Câncer – ACAN e também a casa de apoio. A estrutura vai abrigar as pessoas em tratamento. Serão distribuídos remédios de baixo custo, cesta básica, fraldas, apoio psicológico e médico.

 

A casa de apoio terá 12 leitos, cozinha, lavanderia, sala de convivência, com toda a estrutura básica para que as pessoas fiquem hospedadas no período de tratamento do câncer ou por outro motivo de hospitalização, em especial na UTI./ Muitas pessoas de outras cidades não têm onde ficar enquanto cuidam do familiar hospitalizado. Em 2018 circularam em Santiago pacientes de 187 municípios, o que significa mais de um terço do Rio Grande do Sul.


Veja também:


19/11/2019 | 13h31min

» Saúde: Posto Médico de Atendimento (PAM) fechou uma semana com 220 atendimentos

19/11/2019 | 12h59min

» Serviço: Há possibilidade do retorno dos trens de carga por Santiago

19/11/2019 | 12h57min

» Meio Ambiente: Com a aquisição de um picador móvel, os galhos, dentro do Cidade Ativa não serão mais recolhidos


Comentários:


Voltar ao topo