No ar:

Ouvir!     

» Geral » Educação


09/11/2018 | 16h44min

Alunos da escola Sebastião Colpo adaptam aplicativo inovador de uso sustentável

São mais de 4 mil litros em três caixas d água que são usados para limpeza na escola

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Quem diria que uma escola que esteve ameaçada de fechar há uns poucos anos daria um giro de 180º e se tornaria uma referência entre as escolas municipais? É a trajetória da Sebastião Colpo (ex-Boa Vista), que chegou a ter menos de 100 alunos e hoje beira 400.

 

A dedicação é tanto dos professores e da diretora Márcia Menezes quanto dos próprios alunos. Prova disso é que a Sebastião Colpo está desenvolvendo um projeto de inovação tecnológica digna de virar notícia nacional.

 

Aproveitamento de água

 

Com uso de paineis de energia solar, os alunos dos Anos Finais desenvolveram um projeto de captação e aproveitamento de água da chuva. São mais de 4 mil litros em três caixas d'água que são usados para limpeza na escola. A escola eliminou qualquer desperdício de água e a reaproveita o que sai dos ar condicionados e o excedente dos bebedouros.

 

Aplicativo inovador

 

A água também abastece um sistema de irrigação de uma horta em tubos de PVC. E é aqui que está a inovação: a irrigação das plantas é comandada por meio de um aplicativo de celular. Conforme Márcia, um sensor avisa quando a terra está precisando de água e dispara no APP. E os alunos comandam o sistema de irrigação pelo celular, de onde estiverem. Essa aplicação é revolucionária e será demonstrada no Startup Weekend, que acontecerá na URI.

 

Comunidade escolar envolvida

 

A diretora Márcia salienta que tanto esse, quanto outros projetos implantados na escola tiveram apoio dos familiares dos alunos e também de empresas parceiras, como a Bedinoto Energia Solar e a Jet Towers, que deram suporte técnico. O custo do projeto foi viabilizado graças a uma rifa de 60 litros de álcool, fonte de energia renovável. "A empolgação de todos é muito grande e os alunos estão muito felizes de ter essa oportunidade de criar projetos de grande utilidade para a escola e que são exemplo pra sociedade", afirma.


Veja também:


10/12/2018 | 17h10min

» Aviso: Abastecimento de água será interrompido em Unistalda

10/12/2018 | 16h53min

» Cidadania: Micro redes reforça organização do atendimento em Santiago

10/12/2018 | 16h46min

» Segurança: Atos de vandalismo são registrados em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo