No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Religião


05/03/2019 | 06h12min

Alimentação saudável é tema da Romaria da Terra nesta terça em Itacurubi

Esta é a primeira vez que o município recebe o evento, promovido pela Comissão Pastoral da Terra

Cerca de três mil pessoas participam do evento. Foto: DivulgaçãoCerca de três mil pessoas participam do evento. Foto: Divulgação

Com o tema Alimentação Saudável — Identidade, resistência e direitos, e sob o lema Para que todos tenham vida, é realizada a 42ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, em Itacurubi.

 

Este ano, o evento foi sediado pelo assentamento Conquista e Luta, onde vivem 160 famílias a 500 quilômetros de Porto Alegre.

 

A ação é itinerante e a cada ano é realizado em um assentamento diferente. Esta é a primeira vez que Itacurubi recebe o evento, promovido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), ligada à Igreja Católica.

 

A 42ª edição tem o apoio do MST, da Diocese de Uruguaiana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da prefeitura do município.

 

Segundo o coordenador estadual da CPT, Maurício Queiroz, os romeiros e romeiras de todo o estado se encontraram para caminhar juntos, celebrar e fortalecer a luta do povo em defesa da vida.

 

O Assentamento Conquista da Luta foi criado em 18 de dezembro de 2006, em uma área de 3.730 hectares. Ele está situado há 20 quilômetros do perímetro urbano de Itacurubi. As famílias produzem diversidade de alimentos para autoconsumo e lidam, principalmente, com leite e hortaliças orgânicas para comercialização.

 

Além da tradicional caminhada dos romeiros e da celebração, o evento também conta com intervenções sobre o tema da alimentação saudável, partilha de alimentos, tendas com exposição e venda de produtos variados.

 

Programação da 42ª Romaria da Terra – 05/03/2019

 

7 horas – Concentração de romeiros na Escola Florentino Dutra, em Rincão dos Boeiras

8 horas – Acolhida aos romeiros

8h30 – Início da celebração e caminhada até a sede do Assentamento Conquista da Luta

12 horas – Partilha de alimentos, seguida de Tribuna Popular

16 horas – Celebração Ecumênica de envio aos romeiros

 


Veja também:


19/07/2019 | 16h29min

» Consumidor: Procon de Santiago está atendendo em novo endereço

19/07/2019 | 11h14min

» Publicidade: Sanar da Osvaldo comemora cinco anos e oferece serviços gratuitos Sanar da Osvaldo comemora cinco anos e oferece serviços gratuitos nesta sexta-feira

19/07/2019 | 10h07min

» Agenda: Gestão promove workshop regional sobre licitações. Auditora dO TCE será palestrante


Comentários:


Voltar ao topo