Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Rio Grande do Sul voltam a atender de forma presencial a partir desta segunda-feira (11). A decisão considera, sobretudo, auxiliar beneficiários do seguro-desemprego que estão com dificuldades para encaminhamentos on-line. As agências fecharam em março como medida de prevenção ao novo coronavírus.
A proposta da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que o atendimento presencial nas 153 agências seja exclusivo a estes casos, evitando aglomerações. Para alinhar estratégias, diversas videoconferências foram realizadas nos últimos dias com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, delegados e agentes regionais do Trabalho e coordenadores das Agências de Desenvolvimento Social. Todos os atendimentos deverão cumprir as normativas do Ministério da Saúde, baseadas no decreto do governo do Estado, que determina cuidados com os ambientes, higienização e disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.
Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até 26 de abril foram registradas 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830 presencial. Por dia, em média, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício no Estado. As informações são do Palácio Piratini.//