No ar:
Santiago Rural - Paulo Pinheiro    05h00min às 05h30min

Ouvir!     

» Geral » Educação


21/05/2019 | 17h22min

Acadêmicas do curso de Pedagogia da Uri, tiveram artigos publicados em livro

A obra é uma produção coletiva de estudantes e professores de diversas Instituições

Uma turma cheia de ideias. Foto: Divulgação/Uri SantiagoUma turma cheia de ideias. Foto: Divulgação/Uri Santiago

Quatro alunas do Curso de Pedagogia da URI tiveram dois artigos publicados no livro “Caminhos da Educação”. Os trabalhos foram produzidos em duplas pelas acadêmicas, sob orientação das professoras Adriana Carlosso Irion e Ana Maria Balbé Martins, durante a disciplina Teorias e Métodos, do 6º semestre do curso.

 

O artigo das alunas Rita de Cássia Coró Bianchini e Pâmela Zauza Cardoso, intitulado “A Interdisciplinaridade como Ferramenta de Apoio na Aprendizagem” tem como objetivo refletir e observar o processo de alfabetização, leitura, escrita e matemática no primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

Para esta prática, as acadêmicas buscaram uma escola estadual de Ensino Médio para analisar, de forma exploratória, como se dá na prática pedagógica o processo de construção do conhecimento nestas áreas de aprendizagem. E a partir de análise da proposta pedagógica da escola, aplicada em uma turma de primeiro ano, foi realizada a construção do artigo.

 

Já o trabalho produzido pelas graduandas Anelise Rosinski Reginaldo e Taciele Berlatto Tolfo, titulado “Um Olhar Pedagógico sobre a Construção dos processos de leitura e escrita e ensino da matemática no 1º ano dos anos iniciais” aborda o processo de leitura e escrita e o ensino da matemática no primeiro ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo a relação teoria e prática. Para elaborar o artigo, as estudantes observaram uma aula na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica e tiveram uma conversa com a Coordenadora Pedagógica e com a professora da turma.

 

O livro em que os artigos foram publicados é uma produção coletiva, que reúne artigos de diversos estudantes e professores. A obra tem o propósito de ajudar os leitores a pensar nos caminhos que a educação está trilhando nos espaços pedagógicos.


Veja também:


18/06/2019 | 17h05min

» Música: Regulamento para inscrições no Festival da Música Crioula e Crioulinho

18/06/2019 | 16h44min

» Educação: Resultado da primeira chamada do ProUni está disponível

18/06/2019 | 16h40min

» : Aluno do Taifa, lutador com síndrome down vence campeonato internacional de judô


Comentários:


Voltar ao topo