No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h25min

Ouvir!     

» Geral » Animais


03/09/2019 | 17h17min

Abandono e envenenamento de cães e gatos continuam em Santiago

Estima-se que existam entre 200 e 250 cachorros e gatos abrigados no Centro de Zoonoses

Gatos estão entre os animais abandonados. Foto: Ieda BeltrãoGatos estão entre os animais abandonados. Foto: Ieda Beltrão

O abandono de animais, cães e gatos, é constante no município de Santiago. Começa a época das fêmeas entrar no cio e quando os proprietários não tomam o devido cuidado, muitos cachorros acabam até pulando muros para ir atrás das cadelas.  

 

De acordo com Eva Muler, médica veterinária do Centro de Zoonoses, na semana passada foram várias ligações, tornando inviável o atendimento de animais na rua.  Algumas cadelas são capturadas e levadas para o canil. Ela explica que além da demanda, o Centro de Zoonoses não possui uma equipe própria de rua.

 

Outra demanda registrada no Centro de Zoonoses é de gatos envenenados, principalmente na região dos bairros Alto da Boa Vista e Belizário. A veterinária recomenda aos donos para que mantenha os animais dentro de casa e vigiados e alerta que o envenenamento é crime. Além do animal, uma criança também poderá se tornar vítima, mas parece que este crime é ignorado pela prática constante deste ato.

 

Em relação a lotação do canil, Eva Muller disse que a superlotação continua. Nesse final de semana todos os animais foram vacinados, e foi reiniciado o recadastramento devido a problemas no sistema de informatização, até mesmo para verificação da quantia de cachorros e gatos existentes.

 

 Estima-se que existam entre 200 e 250 cachorros e gatos abrigados no Centro de Zoonoses. Na última sexta-feira, cinco filhotes de cachorros foram abandonados na RSC 377 os quais foram recolhidos por uma equipe do Daer e levados até o canil.


Veja também:


17/10/2019 | 09h38min

» Cidadania: Unidade do Taifa é reinaugurado no bairro Missões

17/10/2019 | 09h24min

» Saúde: Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer

17/10/2019 | 09h19min

» Economia: Caixa e BB iniciam nova fase de pagamento do PIS/Pasep


Comentários:


Voltar ao topo