No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Pecuária


28/10/2020 | 11h07min

70 milhões de animais devem ser vacinados contra febre aftosa em novembro; Rio Grande do Sul esta livre da doença sem vacinação

Estimativa é de que em torno de 12,5 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos, deixem de ser vacinados no RS

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no dia 3 de novembro. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2020 a dose é destinada  a imunização de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade na maioria dos estados brasileiros, menos do Rio Grande do Sul, Paraná e Estados e Municípios integrantes do Bloco I do Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026 como livres de febre aftosa sem vacinação. A Instrução Normativa entrou em vigor em 1º de setembro de 2020.

 

A estimativa é de que em torno de 12,5 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos, deixem de ser vacinados no Estado. E cerca de 20 milhões de doses de vacina também deixem de ser aplicadas por ano, já que a vacinação acontece em duas etapas: rebanho geral e para animais com até 24 meses.

 

DEMAIS ESTADOS

 

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas na temperatura entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, de preferência nas horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. 

 

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa visa manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da doença  e tem como  objetivo principal ampliar as zonas sem vacinação. Com a colaboração de profissionais de diversos órgãos estaduais de defesa sanitária animal, o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicou o Manual de Investigação de Doença Vesicular e o Plano de Contingência para Febre Aftosa.


Veja também:


04/12/2020 | 12h25min

» Economia: O gás de cozinha está mais caro

04/12/2020 | 11h51min

» Agenda: Casa do Artesão de Santiago e Projeto Taifa realizam a Feira Natalina!

04/12/2020 | 10h07min

» Segurança: Alunas criam cartilha sobre a violência contra a mulher


Comentários:


Voltar ao topo