No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h25min

Ouvir!     

» Geral » #fique alerta


14/01/2020 | 16h37min

É preciso tomar muito cuidado com a aranha marrom

É importante, a partir do diagnóstico que a vítima faça curativo em uma unidade de saúde

Alerta para picada de aranha marrom. Um caso foi registrado no GHS. Santiago não dispõe do soro  anti-aracnídeo e o paciente foi enviado para  atendimento no HUSM.

 

A vítima foi tratada e deu tudo certo. A diretora técnica do GHS, Sonia Nicola disse que é importante conhecer os hábitos da aranha marrom. 

 

Por isso é importante verificar sempre um calçado antes de usá-lo e balançar roupas e toalhas. No local onde a aranha marrom pica fica vermelho com um ponto mais escuro no centro. Com o tempo pode necrosar.

 

É importante, a partir do diagnóstico que a vítima faça curativo em uma unidade de saúde. Dor, coceira, bolhas e inchaço também ocorrer, posteriormente dor no corpo. Até aí, a vítima já deve feito o soro.

 

Sonia Nicola coloca que para prevenir acidentes, é importante manter as residências e arredores sempre limpos, em especial atrás de camas, balcões, armários e quadros, além de evitar deixar roupas penduradas na parede.

 

Mas o maior número de ocorrências ainda é por picada de cobras, em especial  da espécie cruzeira. Para esses casos o GHS possui soro antibotrópico. Sonia chamou atenção ainda para os acidentes com taturanas. O hospital não dispõe do soro antilonômico.

 

 As espécies perigosas começaram a aparecer a partir de 1980, com desmatamento no norte do país. São mais de 17 mil tipos e suas colônias surgem nos troncos das árvores e tornam-se muito parecidas com os caules.  A mais perigosa é a lonomia que pode levar à morte, senão receber atendimento médico imediato.


Veja também:


18/04/2024 | 09h23min

» : AAPECAN: Entidade que acolhe na luta contra o câncer reforça campanhas de contribuição

17/04/2024 | 17h00min

» : Planejamento de inverno já começa a ser elaborado pelo produtor rural

17/04/2024 | 11h40min

» : Conselho Tutelar atende dois casos envolvendo importunação sexual contra adolescentes


Comentários:


Voltar ao topo