No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Fotos » Vida saudável


22/01/2014 | 10h26min

Conheça alguns tênis ideais para corridas e caminhadas


Caminhar é um dos exércisios mais completos e descomplicados. Porém é sempre importante observar alguns quesitos básicos como a escolha do tênis. Calçados minimalistas e pés nus estão em alta. Isso porque alguns estudos sugerem que essas opções diminuem o impacto e afastam o risco de lesões no calcanhar e joelhos.

 

Segundo Sarah Ridgem, especialista em ciência do movimento e professora da Brigham Young University (EUA), “trocar os tênis tradicionais pode aumentar a força dos músculos intrínsecos dos pés, o que se verificaria por meio de uma alteração em seus arcos. Mas tal fortalecimento é difícil de ser mensurado”.

 

Sarah dirigiu um estudo que será apresentado no encontro anual do  American College of Sports Medicine (ACSM), em 2014. Nele, foram observados corredores que aceitaram fazer a transição pelo período de 10 semanas.

 

Os resultados não evidenciaram diferenças na altura dos arcos em nenhum dos grupos. “Tais conclusões levam a crer que seria necessário mais tempo para notar esses efeitos”, diz.

 

Apesar disso, a especialista afirma ser comum identificar essa mudança em corredores que usavam palmilhas e adotaram os novos tênis.


Veja também:


18/07/2022 | 10h04min

» : Na memória: cobertura da Copa Santiago de Futebol Juvenil

14/07/2022 | 11h57min

» : Na memória: Jones Diniz durante cerimonial de abertura de uma Semana Farroupilha

07/04/2016 | 09h25min

» : OMS: diabético pode ter vida saudável se detectar cedo e controlar a doença


Comentários:


Voltar ao topo