Caminhar é um dos exércisios mais completos e descomplicados. Porém é sempre importante observar alguns quesitos básicos como a escolha do tênis. Calçados minimalistas e pés nus estão em alta. Isso porque alguns estudos sugerem que essas opções diminuem o impacto e afastam o risco de lesões no calcanhar e joelhos.
Segundo Sarah Ridgem, especialista em ciência do movimento e professora da Brigham Young University (EUA), “trocar os tênis tradicionais pode aumentar a força dos músculos intrínsecos dos pés, o que se verificaria por meio de uma alteração em seus arcos. Mas tal fortalecimento é difícil de ser mensurado”.
Sarah dirigiu um estudo que será apresentado no encontro anual do American College of Sports Medicine (ACSM), em 2014. Nele, foram observados corredores que aceitaram fazer a transição pelo período de 10 semanas.
Os resultados não evidenciaram diferenças na altura dos arcos em nenhum dos grupos. “Tais conclusões levam a crer que seria necessário mais tempo para notar esses efeitos”, diz.
Apesar disso, a especialista afirma ser comum identificar essa mudança em corredores que usavam palmilhas e adotaram os novos tênis.



.jpg)

