No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h25min

Ouvir!     

» Esporte » Depois de 10 anos


20/03/2024 | 10h56min

Seleção Brasileira volta a ter psicóloga

Marisa Santiago foi apresentada pela CBF

Marisa Santiago cuidará da saúde mental da Seleção. Foto: Rafael Ribeiro / CBFMarisa Santiago cuidará da saúde mental da Seleção. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Após dez anos sem um psicólogo na seleção masculina, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a contratação de uma especialista para cuidar da saúde mental dos jogadores que vão lutar pelo hexa. A psicóloga Marisa Santiago foi apresentada ontem e a sua chegada foi celebrada nesta terça-feira pelo atacante Richarlison. Ele afirmou que a terapia salvou a sua vida depois de uma crise que sofreu no ano passado devido a críticas ao seu desempenho e a problemas pessoais.


"Salvou minha vida de uma hora para a outra, estava no fundo do poço mesmo, sabe? É importante a seleção ter um psicólogo para ajudar os atletas. Só a gente sabe a pressão que sofre, não só dentro, mas também fora de campo", disse o atacante do Tottenham durante entrevista coletiva em Londres.

 

O Brasil se prepara na capital inglesa para os amistosos que disputará contra a Inglaterra, em Wembley, no sábado, e contra a Espanha, na terça-feira, em Madri, na estreia de Dorival Júnior como treinador. A Seleção Brasileira não tem um psicólogo desde 2014, em meio à pressão crescente devido a um jejum de mais de duas décadas sem conquistar o título mundial e a um 2023 decepcionante.

 

O último técnico a contar com um especialista na área foi Luiz Felipe Scolari, que integrou a especialista Regina Brandão ao seu grupo de trabalho visando à Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Mas ambos deixaram suas funções após a eliminação histórica diante da Alemanha (7 a 1) nas semifinais.

 

Ao contrário de inúmeras seleções e clubes de elite, seus sucessores, Dunga (2014-16), Tite (2016-22) e Fernando Diniz (2023), este formado em psicologia, não contavam com especialistas na área.

 

"Todos nós, seres humanos, somos pessoas que buscamos procurar estratégias para superar as nossas dificuldades, e isso não é diferente com atletas", diz Marisa Santiago em um vídeo divulgado nesta terça-feira pela CBF.


Veja também:


17/05/2024 | 10h01min

» : Grêmio começa a treinar em São Paulo

17/05/2024 | 06h57min

» : Inter segue os trabalhos mirando o retorno aos jogos oficiais

16/05/2024 | 10h13min

» : Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos


Comentários:


Voltar ao topo