No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Esporte » Ciclone


08/09/2023 | 11h00min

Rio Ibirapuitã transborda em Alegrete e atinge 95 pessoas

Fronteira Oeste sofre com efeitos da alta no nível dos rios

As chuvas das últimas horas na região agravaram a situação em Alegrete, na Fronteira Oeste do RS. O rio Ibirapuitã mede na manhã desta sexta-feira 10,41m, e cresce uma média 3cm por hora. O rio já superou a cota de enchente, que é de 9,70m.

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Grande, há oito famílias desabrigadas e 27 desalojadas, num total de 95 pessoas afetados. Os bairros Santo Antônio, Vila Nova, Promorar, Canudos e Macedo são os mais atingidos pelas águas.

 

O Exército Brasileiro atua no apoio aos órgãos municipais. Foram ativados o Ginásio do Instituto de Educação Oswaldo Aranha e o antigo posto do bairro Macedo para atender os ribeirinhos atingidos.

 

Em São Borja, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, o rio Uruguai chegou a 9,51m. A área do Cais do Porto foi atingida pelas águas. Seis famílias foram removidas, no entorno do bairro do Passo, pela equipe da Infraestrutura. O acumulado das chuvas na semana foi de 240mm.

 

Em Itaqui, o rio Uruguai mede 7,62m (subindo 2cm/hora) e superou a cota de atenção, que é de 6,30m. O nível das águas e se aproxima da cota de inundação, que é de 8,30m. Estão em tratativas parcerias com os centros comunitários para eventual assistência a desalojados. A manutenção do serviço da balsa que liga Itaqui a Alvear na Argentina está sendo avaliado.

 

A estrada vicinal de acesso à localidade do Pintado, no entorno do arroio Cambaí, está com o trânsito bloqueado devido ao volume de águas do Uruguai. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdemarino do Amaral, choveu 38mm nas últimas 72 horas.   

 

Em Uruguaiana, nesta sexta-feira, o rio Uruguai manteve o crescimento e mede 7,36m acima do nível normal. A cota de alerta é fixada em 7,50m. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, as primeiras duas famílias, do bairro Mascarenhas de Moraes, devem ser removidas ainda nesta sexta-feira. O pavilhão do Centro Esportivo Zona Leste está preparado para receber possíveis desalojados. 


Veja também:


17/05/2024 | 10h01min

» : Grêmio começa a treinar em São Paulo

17/05/2024 | 06h57min

» : Inter segue os trabalhos mirando o retorno aos jogos oficiais

16/05/2024 | 10h13min

» : Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos


Comentários:


Voltar ao topo