No ar:

Ouvir!     

» Entretenimento » Cinema


14/05/2021 | 15h05min

Roadmovie percorre trajetória poética de Caio Fernando Abreu

Documentário “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, será exibido no dia 20 de maio

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Muitas cidades testemunharam a breve vida de Caio Fernando Abreu, morto em 1996, aos 48 anos. São Paulo, Santiago, Amsterdã, Berlim, Colônia, Porto Alegre, Paris e Londres são revisitadas no documentário “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes”, um roadmovie poético e afetivo que refaz o percurso do cultuado escritor. O filme, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, será exibido no Curta!.

 

Considerado um dos maiores contistas do Brasil, Caio abordou temas como solidão, medo, a certeza da morte, o sexo e a atmosfera política (ele mesmo foi perseguido durante a ditadura militar). Autor das obras-primas “Os Dragões Não Conhecem o Paraíso” e “Morangos Mofados”, ele se tornou amigo de importantes figuras do meio cultural. São justamente a memória e a literatura que conectam as amizades pelas diferentes partes do mundo onde Caio esteve. Espalhados por aquelas cidades, seus amigos — como Maria Adelaide Amaral, Luciano Alabarse, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhotto — recorrem à sua obra e interpretam seus textos para, assim, celebrarem a existência do escritor.

 

Assim como mudam as cidades, por entre estradas e ferrovias, também mudam os idiomas em que são lidos os textos, mostrando a força universal da poesia e a potência da produção literária de Caio. Assim, o filme estabelece também uma narrativa que se passa conforme os fragmentos dos poemas vão sendo apresentados, na tentativa de que a obra fale pelo seu autor.

 

O documentário, produzido pela Besouro Filmes, renuncia aos formatos mais tradicionais: em vez de se utilizar de depoimentos e imagens de arquivo para contar uma biografia, enfoca o próprio personagem — através de sua poética e de suas andanças pelo mundo — para dar conta de sua trajetória. exibição é na Quinta do Pensamento, 20 de maio, às 22h30.


Veja também:


03/12/2021 | 15h31min

» Agenda: "Nenhum de Nós" em Santiago nesta terça

30/11/2021 | 09h41min

» Música: Murilo Huff fala sobre volta aos palcos após morte de Marília Mendonça: “Muita fé”

30/11/2021 | 09h10min

» Gente: Jojo Todynho assume namoro com militar bonitão


Comentários:


Voltar ao topo