A brasileira Maria Eduarda Brechane, 19, não conseguiu se classificar entre as 20 semifinalistas do Miss Universo 2023. Com isso, a gaúcha ficou fora da competição pelo título deste ano, que aconteceu na cidade de San Salvador, em El Salvador.
A nicaraguense Sheynnis Alondra Cornejo Palacios, 23, foi a vencedora da noite e é a nova Miss Universo. Ela é a primeira campeã de seu país, que nunca venceu a competição mundial, criada em 1952. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Tailândia, Anntonia Porsild, 27, e Austrália, Moraya Wilson, 22.
Completaram o Top 5 as misses Porto Rico, Karla Guilfú, 25, e Colômbia, Camila Avella, 28, que era uma das duas mães presentes entre as 84 candidatas deste ano. Quem passou a coroa foi a norte-americana R'Bonney Gabriel, 29, última vitoriosa na competição mundial. A 72ª edição do Miss Universo aconteceu em El Salvador.
Esta é a terceira vez seguida que a representante brasileira no concurso fica de fora do primeiro corte. Em janeiro passado, ano Miss Universo 2022, a capixaba Mia Mamede não fez o primeiro corte de 16 semifinalistas. Em 2021, a cearense Teresa Santos também parou no mesmo ponto da disputa. Já em 2020, a gaúcha Júlia Gama ficou em segundo lugar, atrás apenas da mexicana Andrea Meza.