Visto recentemente como o José Leôncio da primeira fase de “Pantanal”, Renato Góes surgiu em “Mar do sertão” com uma silhueta mais enxuta (perdeu 8 quilos) na pele de Tertulinho. O vilão da nova novela das seis da Globo, que estreou nesta segunda-feira, dia 22, foi um dos muitos pontos altos da produção. Apesar das poucas cenas, ficou nítido que o ator construiu um tipo bem distante do jovem peão da trama das nove. Diferentemente do personagem anterior, o mulherengo e covarde Tertulinho tem um quê de humor. Ele vai ficar com a mocinha, a professora Candoca (a novata Isadora Cruz, muito segura em cena) depois que o vaqueiro Zé Paulino (Sérgio Guizé), o amor da moça, for dado como morto.
Com locações de tirar o fôlego, a novela teve sequências gravadas em Pernambuco e em Alagoas. Criada e escrita por Mario Teixeira, com direção artística de Allan Fiterman, a caprichada produção mostrou um sertão em sintonia com os dias atuais. A perua Deodora (Débora Bloch), casada com o Coronel Tertúlio (José de Abreu), já saca o celular durante o café da manhã para tirar selfies e “ganhar likes” nas redes. Na trama, eles são pais de Tertulinho, e estão em ótima sintonia em cena.
Quem também se destacou na estreia foi Welder Rodrigues. O ator está divertido como o prefeito Sabá Bodó, o típico político populista que só pensa em dinheiro e faz de tudo para se manter no poder.
As atrizes Mariana Sena, a Lorena, e Theresa Fonseca, a Labibe, melhores amigas da mocinha, também tiveram bons momentos na estreia. Assim como Enrique Diz, outro ator que fez parte dos primeiros capítulos de “Pantanal”. Desta vez, ele interpreta o sertanejo Timbó, um dos muitos personagens que prometem nesta nova história.
Telinha/Jornal Extra