O documentário curta-metragem santa-mariense, “Gumercindo Saraiva – A última batalha”, do cineasta Ricardo Ritzel, está entre os selecionados participantes para da mostra competitiva do Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay – Atlanticdoc 2023, que iniciou dia 16 e vai até o dia 28 de outubro, em Montevideo e Colônia do Sacramento.
A Última Batalha aborda a vida e a morte do mais famoso general revolucionário e a sua participação na Revolução de 1893, resgatando através de uma cavalgada, o trajeto até então desconhecido do seu Estado-Maior, desde o Capão da Batalha, em Carovi, até o Cemitério Santo Antônio dos Capuchinhos, em Itacurubi. Ou seja, do local onde foi mortalmente ferido a bala, passando por estâncias e fazendas da Bossoroca, até o local onde teve três de seus cinco sepultamentos.// A ficha técnica é assinada somente com nomes de Santa Maria; a participação especial da atriz santa-mariense, Vera Mesquita, a narração do professor da UFSM, Rogério Rocha Lobato e depoimentos de pesquisadores da Região Central do Estado, como Walter Jobim Neto e Valdir Amaral Pinto. Foi apresentado em Santiago, no Colégio Medianeira, no dia 15 de junho em duas sessões.
E curta-metragem "Florêncio Guerra e seu Cavalo", baseado na canção homônima de Mauro Ferreira e Luiz Carlos Borges e dirigido por Guilherme Suman, venceu o 7º Festival de Cinema de Muriaé 2023, no estado de Minas Gerais. Além do prêmio máximo da noite - de MELHOR FILME NACIONAL, a obra rendeu ao diretor, Suman, o reconhecimento como MELHOR DIREÇÃO dessa edição do evento.