No ar:
Geração 2000 - Jones Diniz    20h10min às 23h59min

Ouvir!     

» Entretenimento » Cinema


18/10/2018 | 11h07min

“A Cabeça de Gumercindo Saraiva” traz a história de um país dividido pela intolerância para as salas de cinema

Novo filme de Tabajara Ruas estreia no dia 25

Elenco principal durante as gravações no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Foto: Crédito: Dulce Helfer/Walper Ruas ProduçõesElenco principal durante as gravações no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Foto: Crédito: Dulce Helfer/Walper Ruas Produções

No dia 25 de outubro, chega aos cinemas o filme brasileiro “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, uma ficção baseada no livro “Gumercindo”, de Tabajara Ruas, também diretor e roteirista do longa-metragem.

 

O filme tem no elenco Leonardo Machado, que faleceu no dia 28/09, em Porto Alegre. Último longa dos 26 de que participou, Léo como era carinhosamente chamado, é protagonista e de acordo com sua vontade, a família manteve toda a programação relativa a seus trabalhos.

 

O filme conta a saga do capitão rebelde Francisco Saraiva, filho de Gumercindo, interpretado por Leonardo Machado, e cinco cavaleiros para resgatar a cabeça do pai, levada à capital pelo major Ramiro de Oliveira, interpretado por Murilo Rosa, e dois ajudantes. No elenco também se destacam Marcos Pitombo, Allan Souza Lima, Marcos Verza e Sirmar Antunes.  

 

Gumercindo Saraiva foi um caudilho revolucionário do Partido Libertador, grupo conhecido como maragatos, que teve a cabeça cortada pelos legalistas durante a Revolução Federalista - revolta que marcou o Sul do Brasil entre os anos 1893 e 1895.

 

O longa teve como cenário seis cidades do Rio Grande do Sul, entre elas São Miguel das Missões com a catedral missioneira Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Cambará do Sul com cachoeiras e canyons vertiginosos e São Francisco de Paula com suas coxilhas onduladas. Além disso, algumas cenas foram filmadas no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

 

“A Cabeça de Gumercindo Saraiva” tem produção da Walper Ruas e distribuição Elo Company, e entra em cartaz pelo Projeta às 7, iniciativa da Cinemark em parceria com a Elo que oferece sessões de segunda à sexta-feira, às 19h, em 20 salas do Cinemark de 19 cidades brasileiras, com preços especiais de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). 

Sinopse

 

Em 1895, no final da Revolução Federalista, o capitão rebelde Francisco Saraiva e cinco cavaleiros cruzam o Sul do Brasil numa exasperante caçada para resgatar a cabeça de Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada à capital pelo major Ramiro de Oliveira e dois ajudantes. O longa narra os episódios de aproximação e afastamento entre perseguidores e perseguidos, os confrontos e desafios, os duelos de vontades que foram acontecendo nos dois lados até o encontro final. No desfecho, as lições aprendidas na jornada afloram, e Ramiro e Francisco, curtidos pelos acontecimentos, buscam uma saída honrosa para ambos.


Veja também:


17/11/2018 | 10h26min

» Novela: Flores de Betina para Marocas matam Emílio em "O tempo não para"

15/11/2018 | 10h45min

» Literatura: Angélica Rizzi participa da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

14/11/2018 | 13h42min

» Séries: Fim: em abril de 2019 estreia a última temporada de "Game of Thrones"


Comentários:


Voltar ao topo