No ar:
Toca Brasil - Juliano Nascimento    13h20min às 14h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Moda


04/03/2016 | 13h49min

"Velho Chico": figurino e cenografia buscam resgate da brasilidade na nova novela das 9

A ideia do enredo é mostrar a profundidade e o coração do Brasil

Simplicidade e beleza. Fotos: Caiuá Franco/ Globo/DivulgaçãoSimplicidade e beleza. Fotos: Caiuá Franco/ Globo/Divulgação

Um resgate da brasilidade". Assim pode ser definida a proposta de Velho Chico pela autora Edmara Barbosa, que assina a nova novela das 9 com seu filho, Bruno Luperi. Filha e neto de Benedito Ruy Barbosa, os dois formam uma parceria de completa entrega com Luiz Fernando Carvalho, diretor artístico da obra. A ideia do enredo é mostrar a profundidade e o coração do Brasil. Por isso, a produção teve que pôr a mão na massa para tornar esta história real.


e verdade. Assim serão as roupas dos personagens de Velho Chico. Foi através de um processo inteiramente artesanal que as peças do figurino da nova novela das 9 ficaram prontas. Segundo a figurinista Thanara Schonardie, foi necessário realizar um trabalho de descoloração do tecido e tingimento para chegar na cor definida. Nas primeiras fases, que se passam no final da década de 1960 e início de 1970, predominam os tons pastéis para os personagens sertanejos, enquanto os tons saturados vestem os que vivem na cidade grande.


Mas o detalhe principal da produção leva a realidade do Brasil à novela. O envelhecimento das roupas aconteceu de maneira natural, com exposição ao sol e até com o contato da própria terra do sertão. Além disso, a equipe foi em busca de materiais do povo nordestino nos locais de gravação. Tudo entre Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia. Os moradores locais cediam suas peças usadas e, em troca, ganhavam roupas e acessórios novos. Isso aconteceu para que os personagens ficassem com a cara do sertanejo. A ideia partiu do diretor Luiz Fernando Carvalho.


Simples referências de construções nordestinas não seriam o suficiente para retratar a realidade que propõe Velho Chico. Desta maneira, o conceito da equipe da cenografia leva à novela locais cheios de história, com a conservação e restauração de suas estruturas. "Toda a arquitetura das locações no Nordeste está sendo resgatada, preservando a essência de cada espaço utilizado", explica Danielly Ramos, que assina o trabalho ao lado de Keller Veiga.


Os principais cenários nordestinos serão a fazenda Piatã, do capitão Rosa, vivido por Rodrigo Lombardi, e a fazenda de Grotas, da família Sá Ribeiro, que será liderada por Afrânio, papel deRodrigo Santoro na primeira fase. A restauração das construções buscaram recuperar memórias do local. As obras foram realizadas por profissionais das próprias cidades onde as cenas estão sendo gravadas.


Já na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro, a cidade cenográfica foi construída a partir de materiais reaproveitados e restaurados. Ali, há também elementos de paisagismo de origem nordestina.

 


 


Veja também:


21/08/2017 | 08h55min

» Receita: Sorvete de doce de Leite com dois ingredientes

17/08/2017 | 14h25min

» Saúde: Cinco principais mitos e verdades durante a gravidez

14/08/2017 | 11h06min

» Moda: Look mais moderno você conquista com jeans bordado


Comentários:


Voltar ao topo