No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Nutrição


16/05/2017 | 14h53min

Veja por que você não deve banir o glúten da sua dieta

O importante é ter comedimento e equilíbrio na alimentação. Foto: DivulgaçãoO importante é ter comedimento e equilíbrio na alimentação. Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente, apresentada em março na Associação Americana da Saúde do Coração, aponta que consumir glúten está relacionado a um menor risco de contrair diabetes do Tipo 2. 

 

Essa pesquisa avaliou os hábitos de saúde e alimentares de quase 200 mil pessoas ao longo de 30 anos. O grupo que comia mais alimentos com glúten apresentou um risco 13% menor de ter diabetes do que o grupo que não o fazia. Entre esses alimentos estavam pizzas, muffins, pretzels e pães.

 

Outra pesquisa publicada em Praga, na Europa, analisou a composição de 600 produtos livres de glúten, associados a essas dietas que estimulam o banimento da proteína. Sua conclusão foi de que esses alimentos tinham mais calorias, proteínas, gordura saturada e até açúcar que comidas que levam glúten – o caso de pão sem glúten, macarrão sem glúten e biscoito sem glúten.

 

Os cientistas alertam para a importância desse assunto, uma vez que tem sido cada vez mais frequente ver até crianças sendo alimentadas com esse tipo de dieta. Sua recomendação é ter comedimento e equilíbrio na alimentação.

 

Portanto, a não ser que você tenha a doença celíaca, que designa a intolerância ao glúten, não há razões para deixá-lo de lado — sempre com comedimento, é claro.


Veja também:


11/12/2017 | 16h37min

» Gastronomia: Aprenda a preparar salpicão de Natal

11/12/2017 | 16h18min

» #fazbem: Prepare um bolo de Natal

07/12/2017 | 13h02min

» Saúde: Nutricionista dá dicas para curtir o verão e as festas de fim de ano sem descuidar da alimentação


Comentários:


Voltar ao topo