No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Dica esperta


17/10/2017 | 14h04min

Use água de arroz para clarear manchas na pele

Usada pelos orientais há muitos séculos, a água de arroz hidrata, previne o envelhecimento e ajuda a uniformizar a cor da pele

Pele radiante. Foto: DivulgaçãoPele radiante. Foto: Divulgação

O arroz está na base da alimentação dos brasileiros, formando a imbatível dupla com o feijão. Mas além de fazer parte do nosso prato, esse grão também tem sido usado com finalidade estética.

 

Aliás, esse uso não é de hoje: faz centenas de anos que os asiáticos utilizam a água de arroz para manter a pele com uma coloração uniforme e prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão.

 

Por si só, a água de arroz exerce um efeito calmante na pele, que ajuda na regeneração da camada mais externa.

 

Além disso, o arroz é rico em amido, minerais, niacina (vitamina B3) e antioxidantes. Quando essas substâncias são extraídas para a água, ela passa a ter propriedades hidratantes e antioxidantes, ajudando a prevenir e a clarear manchas causadas pelo sol e melasmas.

 

A prevenção das manchas também acontece porque o arroz tem substâncias capazes de se ligar ao cobre presente na pele, que participa da produção de melanina. Dessa forma, a síntese do pigmento é prejudicada, prevenindo o escurecimento de algumas áreas do corpo.

 

Como fazer água de arroz

 

A receita caseira de água de arroz é muito simples: você só precisa deixar um copo de arroz de molho em água por 12 horas, coar o líquido e mantê-lo na geladeira por até dois dias.

 

Outra maneira de fazer a água de arroz é cozinhando os grãos: basta colocar o arroz e a água na pela, sem nenhum tipo de tempero, e deixar ferver por 10 minutos. Quando a água estiver com um tom branco bem leitoso, coe o arroz (que pode ser usado na alimentação) e guarde a água na geladeira.

 

Essa água pode ser utilizada como um tônico adstringente ou diretamente nas manchas, inclusive nas olheiras. Para isso, basta umedecer um cotonete ou um chumaço de algodão, passar no local da mancha e esperar o líquido secar.

 

É recomendável aplicar a água de arroz diariamente por pelo menos 30 dias para observar os resultados. Não se esqueça de utilizar o protetor solar antes de se expor ao sol, pois a radiação é um dos principais fatores para o surgimento e a acentuação das manchas.

 

Os resultados variam de pessoa para pessoa e serão mais visíveis nas manchas mais superficiais. Caso a mancha esteja localizada em uma camada mais profunda da pele, o tratamento com água de arroz não vai ter o efeito desejado.

 

Dicademulher


Veja também:


19/11/2017 | 11h34min

» Casa: Já está na hora de montar a árvore de Natal?

19/11/2017 | 11h10min

» Programe-se: Veja quantos feriados prolongados teremos em 2018

13/11/2017 | 14h10min

» Saúde: Dez benefícios incríveis da água para o corpo


Comentários:


Voltar ao topo