No ar:
Sábado Sertanejo - Jones Diniz    16h00min às 18h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


08/09/2017 | 09h40min

Três motivos pelos quais seu cabelo está ficando branco muito cedo

O cigarro está entre os grandes vilões das madeixas

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O embranquecimento dos cabelos é um fenômeno natural que marca a passagem do tempo nos seres humanos, mesmo que muitas pessoas não gostem muito desse fato. Esse fenômeno acontece pela falta de melanina, pigmento que dá cor aos fios, no folículo capilar.

 

Na maior parte dos casos, as células que produzem a melanina ainda estão presentes no folículo, mas, com o passar do tempo, elas deixam de exercer sua função com tanta eficiência.

 

O  principal fator envolvido nesse processo é a genética: se seu pai ou sua mãe tiveram um embranquecimento precoce dos fios, é bem possível que você também venha a ter.

 

Contudo, se ninguém da sua família tem essa característica, seus cabelos podem estar ficando brancos por outros motivos que não sejam a genética. Saiba quais são:

 

A deficiência de vitamina B12 pode ser um dos motivos

 

A vitamina B12, é essencial na formação das nossas hemácias e no bom funcionamento do sistema nervoso. Por isso, é importante incluir na dieta alimentos que forneçam a vitamina B12 para o nosso organismo, como salmão, atum, carne de porco, fígado, leite e derivados e ovos. Os veganos e vegetarianos podem ter mais dificuldade em manter níveis adequados dessa vitamina, de forma que pode ser necessário fazer uma suplementação sob orientação médica.

 

O cigarro envelhece a pele e os cabelos

 

Os cientistas ainda não têm certeza sobre como o cigarro faz com que o cabelo fique branco, mas, assim como no caso da falta da vitamina B12, eles têm alguns palpites. A principal teoria defende que o cigarro está associado à formação de radicais livres, os quais prejudicam as células produtoras de melanina, substância que dá cor aos fios.

 

Vida estressante: o debate continua

 

Outro fator comumente associado aos cabelos brancos em idades precoces é o estresse do dia a dia. Embora esse motivo ainda seja posto em xeque, essa crença tem encontrado algumas comprovações entre a comunidade científica.

Um estudo de 2013 realizado na Universidade de Nova York demonstrou que, ao serem submetidos a situações de estresse, os camundongos testados apresentaram um aumento na quantidade de pelos brancos.

Isso seria resultado da migração das células produtoras de melanina, que abandonam seu local original, na base do folículo capilar, sem que haja células substitutas para produzir o pigmento que dá cor aos fios. Esse abandono seria causado justamente pela ação dos hormônios ligados ao estresse, como o hormônio adrenocorticotrófico.

Outra linha de pesquisadores, porém, defende que os resultados obtidos em camundongos não podem ser extrapolados para os seres humanos.

 

DicasdeMulher


Veja também:


22/09/2017 | 09h31min

» Campanha: Termina nesta sexta o prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes

21/09/2017 | 15h16min

» Serviço: Dicas para se refrescar com vinho no calor

21/09/2017 | 14h55min

» Beleza: Será possível evitar as rugas que surgem em volta dos olhos?


Comentários:


Voltar ao topo