No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h45min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


02/10/2015 | 15h38min

Sintomas em suas unhas que jamais devem ser ignorados

Conheça 11 sinais reveladores

Fique alerta aos sinais das unhas. Foto: DivulgaçãoFique alerta aos sinais das unhas. Foto: Divulgação

As unhas podem dizer muito mais sobre sua saúde do que você pode imaginar. Conheça 11 sinais reveladores, para que nunca mais passem desapercebidos.

 

Unhas escuras

 

Unhas escurecidas podem significar algumas coisas. Primeiro, poderia ser apenas uma mudança pigmentar genética natural, como uma sarda. Mas se há uma raia escura ao longo da prega da cutícula até a ponta, e não apenas uma, ou ela está mudando rápido, isso pode significar algo mais grave: melanoma da unha, uma forma de câncer de pele e potencialmente fatal. Entretanto, algumas infecções de fungos nas unhas também podem ser cinza escuro ou verde.

 

Unhas azuladas

 

Pode significar que seus dedos não estão recebendo oxigenação suficiente de sangue. Isso pode ser um sinal de que a sua circulação é ruim nas suas mãos e pés, ou que seus pulmões não estão oxigenando adequadamente o sangue no seu corpo inteiro, quer devido à doença pulmonar ou doença cardíaca.

 

Unhas esbranquiçadas

 

Manchas claras podem significar várias coisas ruins, mas a coisa mais séria para se preocupar é a doença hepática. Então, se você perceber que suas unhas estão esbranquiçadas, certifique-se de consultar o seu médico.

 

Unhas finas

 

Finas, que descamam, ou unhas em forma de colher (aquelas que são curvadas em um côncavo em vez de em forma convexa) estão associadas à anemia por deficiência de ferro.

 

Unhas quebradiças

 

Se você tiver unhas que são duras, mas se quebram facilmente, isso pode ser um sinal de secura ou possivelmente hipotireoidismo, especialmente se você também tem cabelo muito fino ou raramente seco.

 

Linhas longitudinais

 

Essas linhas verticais geralmente se desenvolvem com a idade. É um sinal de que a matriz ungueal (a raiz da unha sob a cutícula) está secando. Às vezes, é possível minimizar o efeito, usando emolientes hidratantes extra-pesados ​​e pomadas sobre as cutículas e unhas.

 

Linhas horizontais

 

Um cume horizontal profundo com unhas normais em ambos os lados, geralmente, significa que houve algum trauma específico, estresse, doença ou outra perturbação metabólica durante um período determinado.


Veja também:


22/09/2017 | 09h31min

» Campanha: Termina nesta sexta o prazo para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes

21/09/2017 | 15h16min

» Serviço: Dicas para se refrescar com vinho no calor

21/09/2017 | 14h55min

» Beleza: Será possível evitar as rugas que surgem em volta dos olhos?


Comentários:


Voltar ao topo