No ar:
Jornada Esportiva - Rede Gaúcha Sat    14h00min às 18h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


26/10/2015 | 22h14min

Sinais do seu corpo de que você deve suspender o consumo de leite de vaca

Ele pode causar problemas digestivos, diz pesquisa

É preciso ficar atento para evitar que o leite não faz mal. Foto: DivulgaçãoÉ preciso ficar atento para evitar que o leite não faz mal. Foto: Divulgação

O leite de vaca recentemente entrou para a lista de alimentos polêmicos nas dietas. Isto porque, de acordo com alguns nutricionistas e endocrinologistas, ele pode causar problemas digestivos. Segundo Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due, de São Paulo, a origem do problema está diretamente relacionada à ausência de determinadas enzimas e os sintomas vão muito além dos desconfortos intestinais.

 

O leite é composto por três principais ingredientes: a caseína e a betalactoglubina, dois tipos de proteína, e a lactose, um tipo de carboidrato. De acordo com a médica, é a redução ou ineficiência da lactase, um tipo de enzima digestia presente no corpo humano que pode causar os problemas relacionados à ingestão de leite de vaca. “A gente nasce com essa substância, mas ao longo do tempo é natural que ela reduza em quantidade ou capacidade de ligação”, comenta.

 

O quadro, no entanto, só é prejudicial porque age como um agravante. “A betalactoglubina já é um nutriente não digerido pelo organismo humano que causa um tipo de inflamação no intestino sem sintomas. Quando o corpo perde a capacidade de digerir também a lactose, então essa inflamação fica ainda mais forte”, explica a nutróloga.

 

Nesses casos, Cristina explica que, além dos cinco sintomas gastrointestinais, como as cólicas e diarreias severas, prisão de ventre constante e inchaço e dores abdominais,o intolerante à lactose também pode apresentar sintomas como:

 

Dermatite: “Como é um carboidrato com potencial inflamatório, pessoas que tendem a ter inflamações de pele têm o quadro aumentado”.

Bronquite asmática: “A lógica é a mesma. Quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório e pode piorar quadros de bronquites”.

Enxaqueca: “A essência da dor de cabeça é a vasodilatação das artérias cerebrais. Como a ingestão do leite aumenta o processo inflamatório, crises de enxaqueca podem surgir ou intensificar”.

Câncer: “Embora ainda não conclusivos, alguns estudos analisam a relação da ação da lactose não digerida com o desenvolvimento de células cancerígenas”.


Veja também:


20/08/2017 | 15h14min

» Saúde: Mobilização para vacinação de adolescentes começa nesta segunda-feira

17/08/2017 | 14h25min

» Saúde: Cinco principais mitos e verdades durante a gravidez

14/08/2017 | 16h13min

» Saúde: Protocolo de Risco será adotado no Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Santiago


Comentários:


Voltar ao topo