No ar:
Missa - Igreja Matriz    09h00min às 10h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Dicas


26/11/2015 | 15h21min

Saiba o que comprar em liquidações de forma consciente

Compre peças clássicas e de qualidade

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

As liquidações já estão a todo vapor em várias lojas do Brasil, principalmente no chamado "Black Friday". 

 

A consultora de imagem, moda e etiqueta Ana Vaz lembra que as compras por impulso podem fazer um rombo no orçamento e pouquíssimo bem para o guarda-roupa. Normalmente, as pessoas pensam que comprar barato é igual a comprar bem. Isso, porém, nem sempre é verdade.



"Comprar o que realmente usamos é comprar bem. E quanto mais usamos, mais barata vai ficando a compra. Eu não classifico uma peça como barata ou cara somente pelo seu preço absoluto, mas pelo seu preço por uso. E esse é um ponto primordial no momento da compra – com desconto ou não. Uma camisa linda que custou uma pechincha, mas continua pendurada em seu armário com a etiqueta atrelada a ela, custou muito mais caro do que aquela outra que você pagou o dobro, mas é usada com frequência e continua firme e forte sendo combinada com facilidade a outras peças do seu guarda-roupa", enfatiza.



A seguir, algumas dicas de Ana Vaz para se sair bem neste momento de euforia:

 


Comece por uma faxina no seu guarda roupa

- Antes de começar a se jogar nos descontos, é importante fazer uma avaliação criteriosa do próprio guarda-roupa e retirar dele, por exemplo, tudo que não está em boas condições: peças com bolinhas, puídas, manchadas, desbotadas, apertadas, que não tenham conserto, ou que não são usadas porque não cai bem. Também é interessante fazer uma lista de substituição, pensando em repor somente o que fará falta entre tudo que foi retirado e ainda uma doação de tudo que estiver em condições de ser usado por outras pessoas.

 


Invista em roupas de trabalho

 

- Existem pessoas que odeiam comprar roupa para trabalhar e sempre acham que o investimento não vale porque “roupa boa” é aquela que se usa para sair e só vale pagar mais caro nestas peças. Isso é um erro, e a época de liquidações é o momento certo de comprar. Compre peças de boa qualidade, que projetem um ar de sucesso -- tecidos e cortes de bom caimento, acabamento bem feito, costuras retas, linha da cor do tecido, com botões bonitos e bem pregados. É importante fazer uma lista com pelo menos 5 itens que poderiam enriquecer o guarda-roupa profissional. Comprar no mínimo uma (a mais cara, de preferência). O restante pode ser incluído aos poucos, futuramente.


A regra de três

 

- Só compre se tiver certeza de que as novas aquisições serão usadas. Uma ajuda é “pensar 3”: analisar se existem 3 outras peças que possam ser usar com elas, se não a pobrezinha vai ficar pendurada no armário. E se a pessoa quiser ser muito criteriosa, pensar se consegue usá-las em três produções diferentes, principalmente com as peças mais caras.


Vá logo!

 

- Não deixe tudo para o final da temporada de liquidações. Quem puder se antecipar, melhor. No final da temporada de promoções os descontos estarão maiores, mas muita coisa boa já terá ido embora.


Vá sozinha

 

- Vá às compras sozinha. Isso diminui a tentação de comprar errado. Sabe aquela pessoa que acha que a outra deve comprar porque ela amou? Ou que tudo está muito barato? Isso pode acabar atrapalhando!
 

 

Dicas como estas só devem trazer benefícios a curto e longo prazo, tanto para quem quer economizar de verdade e como também para quem não quer se arrepender futuramente.


Veja também:


27/05/2017 | 20h50min

» Gastronomia: Receita de torta macia de Nutella®

27/05/2017 | 19h33min

» Nutrição: Conheça os 10 vegetais mais ricos em proteínas

25/05/2017 | 11h01min

» Beleza: Hidratação, brilho, vitalidade… Essas são apenas algumas vantagens da babosa para o cabelo


Comentários:


Voltar ao topo