No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Dica esperta


18/08/2016 | 10h13min

O tênis correto para as atividades físicas e esportivas

Academia, caminhada, corrida, ciclismo descubra o melhor pisante

Uma boa atividade física exige o calçado correto. Foto: DivulgaçãoUma boa atividade física exige o calçado correto. Foto: Divulgação

O tênis certo é vital para a prática de atividades físicas ou esportivas. Cada modalidade, tipo exigem modelo específico, isto para potencializar os resultados obtidos com o exercício e prevnir possíveis problemas de saúde causados pela utilização de um calçado inadequado.

 

A prática de atividade física com um tênis inadequado pode provocar dores e lesões no corpo durante os exercícios, daí a importância da escolha certa. 

 

Descubra o tênis adequado para a prática da sua atividade física preferida

 

Tênis para corrida e caminhada

 

O tênis ideal para corridas e caminhadas deve ser leve, flexível, as solas devem ser macias e possuir capacidade de absorção de impacto, o tênis correto previne lesões nos joelhos e nas articulações provocadas pelo atrido dos pés com o solo.

 

Tênis para academia

 

 

Os tênis ideais para a prática de atividade física nas academias devem ser firmes e fortes devido ao grande carga de peso levantada pelos praticantes de musculação, precisam também ter alta capacidade de absorção de impacto para a prática de atividades como Jump e Step. Para esta modalidade a proridade é a estabilidade, as palmilhas dos tênis devem ser confortáveis, o amortecimento é essencial para que não ocorra dores, lesões nos joelhos, nos quadris ou outras lesões musculares

 

Tênis para jogar vôlei

 

 

O tênis para a prática do vôlei precisa dar estabilidade e conforto ao praticante deste esporte, sobretudo deve apresentar grande capacidade de absorção de impacto, bem como garantir que o pé do atleta respire evitando o acúmulo de suor, com o tênis molhado o pé do esportista escorrega mais o que pode ocasionar quedas durante uma partida de vôlei.

 

Ciclismo

 

 

Ciclistas também necessitam de um tênis específico para a prática esportiva. Na verdade não é um tênis, mais sim uma sapatilha. As sapatilhas são mais confortáveis que os tênis para a prática do ciclismo, pois garantem maior flexibilidade e conforto ao pé durante as pedaladas. É comum ver ciclistas utilizando tênis que são próprios para caminhada para pedalar, o que não é o mais indicado, uma vez que estes tênis geralmente possuem cadarços que podem enroscar, além de não permitir uma grande mobilidade dos pés.

Ademais, cada modalidade de ciclismo requer uma sapatilha específica. Algumas são equipadas com um pequeno salto para melhor encaixe no pedal, outras já possuem cravos semelhantes aos de chuteiras para futebol, como no caso das sapatilhas para prática da modalidade Montain Bike.


Veja também:


19/11/2017 | 11h34min

» Casa: Já está na hora de montar a árvore de Natal?

19/11/2017 | 11h10min

» Programe-se: Veja quantos feriados prolongados teremos em 2018

13/11/2017 | 14h10min

» Saúde: Dez benefícios incríveis da água para o corpo


Comentários:


Voltar ao topo