No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h29min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Saúde


24/04/2017 | 13h03min

O chimarrão e seus benefícios à saúde

Saiba o que faz ao corpo a bebida símbolo do gaúcho

Nada como um bom chimarrão. Foto: Ieda BeltrãoNada como um bom chimarrão. Foto: Ieda Beltrão

O chimarrão é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, no Brasil é consumida em todo o país mas predominantemente no Sul do país pelo clima mais frio, também é muito consumido em parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina, . é uma herança deixada pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis.

 

O chimarrão é feito a partir da erva-mate, também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros, para tomar um bom chimarrão é necessário uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna. Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde.

 

Veja a seguir os benefícios do chimarrão para a saúde

 

Elimina a fadiga e o cansaço

 

O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente  a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

 

Ajuda na digestão

 

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

 

Diurético

 

Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem  retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

 

Fonte de vitaminas e sais minerais

 

O chimarrão é considerado um excelente  alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

 

 Fonte de antioxidantes

 

O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

 

Auxilia na regeneração celular

 

O chimarrão é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses  bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

 

Estimula atividade física

 

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia  e “ esquenta” o corpo  ajudando  na regeneração das células e músculos.

 

Diminui o colesterol ruim

 

O chimarrão  ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim,  também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

 

Ajuda no emagrecimento

 

O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

 

Benéfico para o coração

 

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de  antioxidantes previnem doenças cardíacas.

 

Apesar de todos os benefícios da erva mate, pessoas com anemia podem ter seu problema agravado pois o chimarrão pode diminuir a absorção de ferro. A erva mate também aumenta a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

 

Biosom


Veja também:


07/12/2017 | 13h02min

» Saúde: Nutricionista dá dicas para curtir o verão e as festas de fim de ano sem descuidar da alimentação

05/12/2017 | 09h48min

» Beleza: Segundo especialista, Juliana Paes é referência de sobrancelha bonita no Brasil

04/12/2017 | 10h09min

» Oportunidade: Ainda da tempo de fazer a inscrição para o concurso de agente comunitário de saúde


Comentários:


Voltar ao topo