No ar:
Página Rural - Jones Diniz    05h00min às 05h30min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


30/08/2016 | 14h34min

Nove alimentos para melhorar o seu humore mandar embora o estresse

Chocolate amargo, chá verde e óleo de coco

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

"você é o que você come": essa é uma das frases mais conhecidas e verdadeira. Os alimentos influenciam diretamente em como nos sentimos. Ao consumir cafeína, álcool, carboidratos e gorduras, por exemplo, o cérebro faz com que você se sinta revigorada. Isso porque alguns ingredientes liberaram certas substâncias químicas que provocam sentimentos de felicidade e emoção. Descubra quem são os aliados do humor: 

 

Aspargo


Eles são excelentes fontes de triptófano, substância que aumenta os níveis de serotonina - um neurotransmissor que melhora o humor, embala o sono e alivia a dor. Se os seus níveis de serotonina estiverem baixos, isso pode causar ansiedade, depressão ou tristeza. Então, se você está se sentindo aflita ou sem vontade de fazer nada, adicione alguns aspargos grelhados, refogados ou no vapor em sua próxima refeição.

 

Frutas e vegetais em geral


Ambos são carregados de vitamina B, responsável pela melhora do humor e aumento dos níveis de energia. Há uma grande variedade dessa substência nos alimentos: espinafre e cogumelos têm vitamina B2, o abacate contém a B3, a banana é rica em B6 e o brócolis B9. Os antioxidantes presentes nesses alimentos também mantêm as células saudáveis e previnem doenças.

 

Ômega-3

 

Salmão, sardinha, atum e camarão contêm ômega-3. A substência aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que deixa o cérebro feliz e dopamina, substância liberada em momentos de excitação ou prazer (como após um orgasmo). Por isso, pode caprichar nas porções de frutos do mar. 

 

Óleo de coco


Única fonte vegetal a apresentar alta concentração de ácido láurico - substância com ação antioxidante e anti-inflamatória -, o óleo de coco também combate os radicais livres e a inflamação nas células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Além disso, o aroma natural de óleo de cocotambém ajuda a aliviar situações estressantes. Você pode aproveitar o cheiro em um hidratante à base de coco ou cozinhando com o óleo.

 

Chá verde ou café


Não é nenhuma surpresa que a cafeína aumenta o estado de alerta. Quando você se sentir cansada ou desmotivada para malhar, experimente tomar uma xícara de chá verde, que é rico em antioxidantes, ou uma xícara de café preto, para ganhar pique.

 

Chocolate amargo


Coma um quadrado de chocolate 70% cacau (ou mais) para ter um impulso felicidade. O chocolate amargo é uma grande fonte de triptófano, que ajuda na produção de serotonina e causa sentimentos de euforia e excitação. Além disso, aumenta a circulação do cérebro, o que melhora o tempo de reação e solução de problemas.



Carboidratos complexos


Carboidratos aumentam o humor e sensação de bem-estar nos meses de inverno. Desfrute de torradas com geléia e chá como um lanche da tarde oucoma ovos no café da manhã. Prefira os alimentos de digestão lenta - batata-doce, aveia, massas e grãos integrais - que ajuda a segurar a fome por mais tempo.

 

Quinua


Ela não é só um carboidrato complexo, como também uma proteína completa. A quinua vai manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle e ajudar a evitar as quedas, que podem causar irritabilidade, mau humor e baixa energia.

 

Boa Forma


Veja também:


25/03/2017 | 20h15min

» Saúde: No Rio Grande do Sul inicia no dia 10 de abril a vacinação contra gripe

23/03/2017 | 10h47min

» #ficaadica: Usos inusitados e úteis do Vick Vaporub que você não conhecia

23/03/2017 | 09h11min

» Saúde: Centro de Cuidados Continuados Integrados no Hospital de Caridade de Jaguari será inaugurado em janeiro de 2018


Comentários:


Voltar ao topo