No ar:
Terra Nativa -    07h00min às 08h00min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Saúde


13/12/2016 | 13h20min

Laranja e abacaxi: os alimentos com mais agrotóxicos

Relatório veio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um relatório com os resultados de análises dos resíduos de agrotóxicos em frutas, verduras, cereais, leguminosas, hortaliças e raízes. Os resultados apontam quais são os alimentos cujo consumo causa mais intoxicações agudas.

 

A análise da Anvisa considerou o risco agudo dos alimentos, o que diz respeito às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento. Os efeitos crônicos e cumulativos, que ainda são estudados e possivelmente estariam relacionados a doenças como o câncer, ficaram de fora dessa avaliação.

 

Laranja e abacaxi: os alimentos com mais agrotóxicos

 

De acordo com o estudo, a laranja foi o alimento com maior potencial de risco agudo: 90 das 744 amostras analisadas (12%) apresentavam risco agudo de intoxicação após o consumo. A agência alerta, por outro lado, que, como o consumo da fruta é comumente feito sem a casca, o perigo pode ser diminuído, uma vez que ela tem alta impermeabilidade e impede a chegada da substância tóxica à polpa. Um dos riscos identificados na laranja é a presença do agrotóxico carbofurano, cujo uso está sendo reavaliado pela Anvisa.

 

Entre as 240 amostras de abacaxi, 12 tinham quantidade suficiente de agrotóxico para causar a intoxicação aguda. Mas, novamente, uma vez que esse alimento não é consumido com a casca, o risco pode estar superestimado.

 

Alimentos com risco mediano

 

Couve, uva, alface, mamão, morango, manga, pepino, feijão, goiaba, repolho e maçã também apresentaram potencial de risco agudo, mas com valores menores do que os achados para a laranja e o abacaxi e, segundo a Anvisa, aceitáveis em quantidade superior a 99% das amostras. Eles variaram entre 2,6% e 0,1%.

 

Alimentos sem risco de intoxicação aguda por causa de agrotóxicos

 

Arroz, milho (fubá), trigo (farinha), banana, abobrinha, pimentão, tomate, batata, beterraba, cebola, cenoura e mandioca (farinha) não apresentaram risco de intoxicação aguda causada pelos agrotóxicos.


Veja também:


24/11/2017 | 09h58min

» : Jaguari realizará sua primeira Rústica da Saúde

24/11/2017 | 08h51min

» Nutrição: Aproveite todas as propriedades do brócolis

24/11/2017 | 08h37min

» Saúde: Mandioca, eleito o alimento do século


Comentários:


Voltar ao topo