No ar:
Missa - Igreja Matriz    09h00min às 10h00min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Nutrição


02/11/2015 | 10h36min

Frutas que ajudam a acabar com o inchaço

Melão, abacaxi, melancia e pera estão entre elas

Melancia é uma das frutas indicadas. Foto: Divulgação/DonnaMelancia é uma das frutas indicadas. Foto: Divulgação/Donna

A retenção de líquidos, também conhecida como inchaço, aparece em qualquer época do ano, mas é no calor que costuma se agravar. O inchaço, segundo a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão é o resultado do acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga, causando grande desconforto e atrapalhando a forma física.

 

Segundo ela, para identificar a retenção de líquidos, é preciso prestar atenção aos sinais do corpo. Em geral, os membros inferiores, principalmente os tornozelos, são os que demonstram primeiro esta condição. Cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras, podem ser sintomas do inchaço.

 

"Outra maneira simples de notar a retenção de líquidos é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos. Ao retirá-los deixam marcas na pele”.

 

A nutricionista explica que existem alimentos que podem causar ou agravar o problema. Entre os principais vilões, estão os que são fontes de sódio  entre eles alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído.

 

Cintya lembra que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço. Os refrigerantes e as bebidas “zero açúcar e zero calorias” também costumam ser ricas em sódio. Vale a pena dar uma checada no rótulo.

 

Para nos ajudar a combater esse problema, a nutricionista selecionou frutas com poder diurético e que possuem boa quantidade de nutrientes que contribuem para a eliminação de líquidos. Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

 

Frutas para desinchar

 

Melancia: Conhecida pelo alto teor de água, a fruta é aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.

 

Melão: Também é uma fruta diurética com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial. É rica em fibras, que regulam o intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.

 

Abacaxi: Poderosa no combate à retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal. Também tem uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.

 

Pera: Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que está envolvida no controle glicêmico e do colesterol.

 

Limão: Rico em potássio, fibras e manganês, seu consumo reforça o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.


Coco: Em sua água há grande quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos retidos nas células.


Maçã: É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6. Assim como a pera, possui pectina.

 

Revista Donna

 


Veja também:


27/05/2017 | 20h50min

» Gastronomia: Receita de torta macia de Nutella®

27/05/2017 | 19h33min

» Nutrição: Conheça os 10 vegetais mais ricos em proteínas

25/05/2017 | 11h01min

» Beleza: Hidratação, brilho, vitalidade… Essas são apenas algumas vantagens da babosa para o cabelo


Comentários:


Voltar ao topo