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15/11/2016 | 10h08min

Folhas poderosas que não devem faltar em seu prato

Alface, agrião, espinafre e couve estão na lista

Alface é uma ótima opção de alimento. Foto: DivulgaçãoAlface é uma ótima opção de alimento. Foto: Divulgação

Cruas ou temperadas as chamada folhas colorem e deixam muito mais leve qualquer refeição. São ricas em nutrientes, tem um preço ótimo, possuem baixíssimo valor calórico. A nutricionista Cristina Pereira destaca no site Daqui Dali que “Elas são muito benéficas, em geral, são ricas em fibras, o que reflete sobre o bom funcionamento intestinal, conferem saciedade, melhoram o metabolismo, e consequentemente na perda de peso. Ainda são excelentes da saúde cerebral à saúde da pele, prevenindo alergias e inflamações, e algumas até atuam na desintoxicação do fígado”, explica.

 

A versatilidade na maneira de preparar também é grande. “São alimentos que podem ser consumidos crus, refogados, em sucos, em tortas salgadas etc

 

ALFACE
 

Sem dúvida, é a hortaliça mais conhecida do mundo! Em seus vários tipos, “o alface é altamente nutritivo e tem um baixo teor calórico. É rico em água, carboidratos, fibras, vitaminas tais como A, B, C e K, proteínas e minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo). Além disso, o alface pode auxiliar na perda de peso, no fortalecimento dos ossos e é um bom alimento para os diabéticos, devido ao seu baixo índice glicêmico” diz Pereira.

 

AGRIÃO
 

Com um sabor levemente picante e extremamente rico em nutrientes, uma curiosidade: ele é um dos alimentos mais antigos do mundo! De acordo com Cristina Pereira, “seus princípios ativos são as vitaminas C e E, iodo, cálcio, ferro, potássio, fósforo e glicosídeos, agindo diretamente na prevenção do câncer, fortalecendo o sistema imunológico e beneficiando a saúde dos ossos e dentes.

 

COUVE
 

Ela já era bem-vinda nos pratos, e depois que ganhou os sucos, a couve se consagrou como uma das favoritas e mais consumidas da lista. “Ela é fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. É rica em antioxidantes, que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatória e uma aliada contra o câncer. A folha também pode ajudar a reduzir o colesterol devido ao seu elevado teor de fibras. Além disso, a couve age na desintoxicação do corpo, por conter enxofre em sua composição”, explica a profissional.

 

ESPINAFRE
 

De acordo com a especialista, “o vegetal possui uma grandeza nutricional incrível, é rico em minerais como ferro, cálcio e fósforo e vitaminas A, K e do complexo B. Ah, e suas folhas ainda agem na redução da pressão”.

 

RÚCULA
 

Sabia que ela é da mesma família da mostarda e da couve? Além desse parentesco famoso, “a rúcula também é um vegetal de baixas calorias. É rica em agentes antioxidantes, reforçando o sistema imunológico, possui uma alta quantidade de vitaminas A, C e K e também age na prevenção contra o câncer de pele, câncer de pulmão e bucal”, afirma a nutricionista.


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