No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Que tal um chá de macela?


24/03/2018 | 10h07min

Entenda porque a macela é tão poderosa

A planta medicinal é um dos símbolos da semana santa

Nesse período do ano só se fala nela, a macela, ou marcela, nome popular. Muitas pessoas têm por tradição colher a erva na Sexta-feira Santa, antes do nascer do sol. Acredita-se que assim a eficiência do chá das flores se torna ainda maior. Nínguém sabe como esse costume começou, mas ele faz parte da cultura dos gaúchos que a instituiu como Planta Medicinal Símbolo do Rio Grande do Sul.

 

A macela é uma planta herbácea, perene, podendo chegar até 1m de altura. Na região floresce no mês de março, suas flores são amarelas e têm um perfume inconfundível.

 

Deve-se colher as plantas certas, devidamente identificadas, em boas condições de higiene, produzidas longe de fontes poluidoras e guardadas de maneira adequada. Além disso, a preparação correta para o uso, de maneira eficaz, são passos básicos para que se tenha a possibilidade de terapêutica correta.

 

As propriedades medicinais da marcela

 

Azia, cálculo biliar, clarear cabelos, cefalalgias, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diabetes, diarréias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de cabeça, dor de estômago, epilepsias, espasmos, estimulante da circulação capilar, febre; gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão; pele e cabelos delicados; nervosismo, perturbações gástricas, protetor solar, queda de cabelos, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés.

 

Modo de usar:

infusão, decocção.

 

Uso interno:

 

- infusão de 2 xícaras das de cafezinho em ½ litro de água. Tomar 6 xícaras das de chá ao dia;

- infusão de 10 g de flores em 1 litro de água. Beber 3 a 4 xícaras ao dia após as refeições;

- sumo: epilepsias, perturbações gástricas;

- Essa planta pode ser usada, livremente, sem inconvenientes, na água do chimarrão.

 

Uso externo:

 

- infusão de 30 g de flores em 1 litro de água. Aplicar na forma de compressas 3 a 4 vezes ao dia. lavar feridas e úlceras e para banhar os pés contra os suores fétidos.

- travesseiros: preenchidos com as flores, favorecem o sono;

- xampus, sabonetes a 2-5% de extrato glicólico;

- infusão a 5% como enxágüe para clarear os cabelos, estimulante da circulação capilar, queda de cabelos, peles e cabelos delicados;

 

Dicas

 

- Chá quente de macela, diluído em uma gemada, é um potente remédio para curar ou aliviar tosses espasmódicas ou catarrais, promovendo a expectoração e expulsando o muco catarral.

- Chá quente ou frio para dor de cabeça ou estomacal, deixar por cinco minutos em infusão 4 ou 5 florzinhas de macela.

- Fazer o infuso de macela e aplicar em compressa de 3 a 4 vezes ao dia para combater a conjuntivite ou outras inflamações dos olhos.

- Usar dentro do travesseiro as flores da planta para aliviar estresse e ansiedades.

 


Veja também:


14/04/2024 | 10h35min

» : Prepare uma sopa de mandioca

13/04/2024 | 13h25min

» : Benefício secreto da pitaya é muito bom pra saúde

13/04/2024 | 12h40min

» : Pudim de leite em pó


Comentários:


Voltar ao topo