No ar:
Olho Vivo - Jones Diniz    08h10min às 09h55min

Ouvir!      Fale com o locutor/mural

» Vida / Estilo » Serviço


21/09/2017 | 15h16min

Dicas para se refrescar com vinho no calor

Sommelier do projeto Vinho Mais prova que o vinho é a bebida perfeita para qualquer estação

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Enquanto tanta gente associa o vinho aos dias mais frios do inverno, quem ama a bebida acaba buscando formas diferentes de beber vinho, especialmente em um país tão quente como o Brasil. “Quem gosta de vinho pode seguir alguns truques para que a bebida fique mais refrescante”, ensina Rodrigo Bertin, sommelier internacional e criador do projeto Vinho Mais.

 

Segundo o especialista, nem todo vinho é próprio para ser consumido em temperaturas baixas. “Os vinhos mais encorpados, que geralmente são os mais caros, precisam ficar no armário até o próximo inverno, mas os mais leves e de menos gradação alcoólica funcionam”, explica, antes de listar 5 dicas importantes.

 

Deixe o vinho ter de 6ºC a 15ºC

 

Rodrigo Bertin conta que os vinhos brancos ou rosés podem ser mais gelados. “Você pode consumi-los a seis graus de temperatura”. No entanto, o vinho tinto deve ser consumido com a temperatura próxima de 15ºC. “Ele mantém o sabor e vai ajudar a se refrescar com essa temperatura amena”, conta.

 

Mantenha a garrafa geladinha

 

O sommelier sugere um balde de gelo para manter a temperatura baixa da garrafa. “Deixe a garrafa no balde para evitar que ela esquente, ou então gele um pouco mais, deixando a garrafa na geladeira antes de consumir”, ensina. “Se a garrafa ficar gelada demais, espere o vinho recuperar um pouco da temperatura antes do primeiro gole”, sugere.

 

Aposte nos espumantes

 

Bertin também conta que é possível apostar nos espumantes. “Eles são refrescantes e ainda combinam com a maioria dos petiscos e porções da praia, por exemplo”, explica. “O espumante ainda tem a vantagem de ajudar na disgestão”, conta o especialista que quer desmistificar a ideia de que espumante e vinhos são caros. “Tem opções para todos os bolsos”.

 

 

Faça coquetéis

 

Aperol Spritz, Sangria e Clericot são apenas alguns dos coquetéis mais famosos que podem ser feitos com vinho. “As receitas são fáceis de encontrar e rendem drinks gelados”, conta o sommelier, que destaca que essas opções combinam com qualquer festa, até mesmo churrasco!

 

 

Economize e escolha as uvas certas

 

Por fim, Rodrigo Bertin ensina que os tipos de vinho que combinam com o verão são os mais baratos. “Os mais caros, que são geralmente os mais encorpados, pedem por temperaturas mais quentes, então aposte nos mais simples”, conta, sugerindo as uvas mais leves e com menos tanino, como Pinot Noir, Merlot e Gamay.


Veja também:


17/10/2017 | 14h25min

» Saúde: Quatro alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

17/10/2017 | 14h04min

» Dica esperta : Use água de arroz para clarear manchas na pele

17/10/2017 | 13h59min

» Moda: As cores do verão; rosa e vermelho estão em alta


Comentários:


Voltar ao topo