No ar:

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Saúde


29/08/2017 | 13h29min

Conheça os principais benefícios do chá de eucalipto

O chá dessas folhas perfumadas atua de diversas maneiras no organismo

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Entre os chás mais populares, especialmente no Brasil, está o de eucalipto, conhecido por suas propriedades de cura, especialmente para quem tem problemas respiratórios, e, claro, pelo seu gostinho saboroso.

 

Se você é adepta do chá de eucalipto, você definitivamente não está sozinha, mas, ainda que muita gente conheça alguns de seus benefícios, tem sempre mais coisas que podemos aprender sobre esse tipo de chá – e, claro, sobre a forma certa de seu preparo.

 

Benefícios do eucalipto

 

O chá dessas folhas perfumadas atua de diversas maneiras no organismo: é antisséptico; ajuda a combater gripes e resfriados; diminui a febre; é bom para o tratamento de asma, bronquite e nefrite; faz bem à saúde pulmonar; auxilia o tratamento do diabetes; melhora sintomas de reumatismo; ajuda o tratamento de infeções do trato urinário; evita espasmos; e mascar folhas de eucalipto é uma ótima forma de aliviar inflamações na garganta.

 

No caso específico da sinusite, uma maneira de diminuir os sintomas é inalar o vapor do chá de eucalipto por 20 minutos, em média. É bom tomar cuidado para não inspirar o vapor enquanto ele estiver muito quente, e para se certificar de fazer a inalação do jeito certo, coloque o chá em uma bacia, posicione-a sobre uma mesa e sente-se perto dela, de modo a conseguir sentir o vapor do chá seguindo em direção ao seu rosto.

 

Como preparar o chá de eucalipto

 

 

 

Para preparar o chá de maneira correta, coloque o equivalente a uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e complete com água fervente. Depois de alguns minutos, quando a temperatura da água estiver mais morna, peneire a bebida e ela estará pronta para ser consumida. Para melhorar o gosto do chá, você pode adicionar algumas gotas de limão ou mel.

 

Antes de correr para a cozinha colocar sua água para esquentar, temos um alerta, no entanto: não é todo mundo que pode tomar esse chá de eucalipto, não! Mulher grávidas, lactantes e crianças com menos de dois anos de idade não devem consumir a bebida. O mesmo vale para quem toma medicamentos sedativos, analgésicos e anestésicos – a questão, nesses casos, é que o chá pode alterar os efeitos desses medicamentos. Na dúvida, converse com seu médico sobre o assunto.

 

dicasdemulher


Veja também:


18/06/2018 | 20h37min

» Saúde: Mudanças para incluir na rotina fitness e na dieta nos dias de frio

17/06/2018 | 14h20min

» Saúde: Frio aumenta em 30% chances de internação por problemas cardíacos

15/06/2018 | 15h38min

» Saúde: Campanha de vacinação contra a gripe será estendida por mais uma semana


Comentários:


Voltar ao topo