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09/01/2017 | 09h29min

Conheça os benefícios incríveis do chá verde

Saiba quais são também as suas restrições

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

As propriedades do chá verde podem oferecer vantagens surpreendentes à saúde e à boa forma. Confira bons motivos para incluir esta bebida no seu dia a dia:

 

É antioxidante

 

O chá verde possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres no organismo, ajudando a combater e retardar o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são responsáveis pelo surgimento das rugas, por exemplo, além de serem tóxicas quando encontradas em grandes quantidades no corpo. Com isso, a bebida ajuda a proteger as células saudáveis do organismo, evitando sua degradação.

 

Essa característica ajuda até mesmo a prevenir alguns tipos de câncer, justamente pela sua ação de proteção às células. A ação antioxidante também é importante aliada para manter a imunidade alta, prevenindo doenças oportunistas.

 

Previne doenças cardiovasculares

 

O chá verde ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Com isso auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares, diminuindo as chances de infarto e outros problemas.

 

Controla a retenção de líquido

 

O chá verde também possui ação diurética, ajudando a eliminar a retenção líquida do organismo, diminuindo a sensação de inchaço provocada pelo excesso de água no organismo e reduzindo medidas.

Ele também ajuda na perda de medidas devido a sua ação termogênica. Por ser um chá com uma boa concentração de cafeína em sua composição, ele ajuda você a acelerar o metabolismo e ter mais energia para suas atividades físicas durante o dia, ajudando a estimular a queima de gordura.

 

Como consumir o chá verde

 

A recomendação é que você consuma a bebida na parte da manhã, para evitar que a quantidade de cafeína consumida acabe interferindo no seu sono posteriormente. Ele também não deve ser tomado junto com as refeições, pois pode acabar interferindo na absorção de nutrientes importantes, como cálcio e ferro.

 

O ideal é que você tome de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, evitando ultrapassar essa quantidade. A bebida em excesso pode causar insônia, taquicardia, desconforto estomacal ou até mesmo gastrite e aumento da pressão arterial.

 

Você pode consumi-lo tanto gelado quanto quente, de acordo com a sua preferência! E se o sabor não agradar, você pode misturá-lo com sucos e outras bebidas para aliviar o gosto.

 

Contraindicações

 

Apesar de natural, não são todas as pessoas que podem consumir o chá verde. Isso porque alguns dos seus componentes podem acabar agravando alguns problemas de saúde já pré-existentes.

 

Ele não é indicado para pessoas que sofram de hipertensão ou outros problemas cardiovasculares, quem têm insônia, alergia ou reações adversas a cafeína, gastrite, anemia e osteoporose e por quem tenha estômago sensível.

 

Grávidas e mulheres que estejam amamentando também devem evitar seu consumo. Pessoas que estejam tomando remédios anticoagulantes devem ficar atentas, pois o chá inibe a ação desses medicamentos no organismo.

 

Dicas de Mulher


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