No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    00h00min às 04h59min

Ouvir!     

» Vida / Estilo » Saúde


30/08/2014 | 15h35min

Bons motivos para tomar café

O tradicional cafézinho vai muito além, ele pode ser um santo remédio

Além de ser uma delícia, o café ajuda a prevenir males como câncer, diabetes e até problemas oculares. Entenda a relação do café com essas doenças e saiba o jeito certo de prepará-lo e consumi-lo.


Afasta o câncer de útero

 

Um dos principais representantes dos tais compostos fenólicos do café é o ácido clorogênico (ACG), substância ligada à prevenção de diversas doenças, entre elas esse tipo de câncer. De acordo com um relatório do Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer e do Fundo Mundial para a Pesquisa do Câncer, o consumo de uma xícara da bebida por dia reduziria em cerca de 7% o risco de uma mulher desenvolver tumores no endométrio, tecido que reveste o útero. 

 

 

Reduz a probabilidade de câncer de fígado

 

As estrelas aqui são eles de novo: os compostos fenólicos. É provável que, devido à prevenção do diabetes - importante fator de risco para tumores no fígado -, essas moléculas atuem também contra esse tipo de câncer. Isso foi demonstrado em um estudo do Instituto de Pesquisa Farmacológica "Mario Negri", em Milão, na Itália, publicado em maio de 2013 no periódico Clinical Gatroenterology and Hepatology. Após revisar 16 trabalhos que envolviam 3 153 indivíduos, os pesquisadores notaram que o consumo da bebida diminuiu em 40% a propensão à doença. No caso dos voluntários que ingeriam três xícaras de café por dia o risco reduzia para mais de 50%. 

 

 

Beneficia a visão

 

Em um estudo feito com ratos, cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, viram que o ACG protege os olhos de doenças como degeneração macular relacionada à idade, glaucomae retinopatia diabética, que podem levar à cegueira. Segundo o líder da pesquisa, o professor Chang Yong Lee, tanto o ácido clorogênico quanto certas substâncias que ele forma ao ser digerido protegem a retina do estresse oxidativo e da apoptose (uma espécie de suicídio da célula), processos que levam ao desenvolvimento desses males oculares. 

 

Diminui o risco de derrame

 

Os autores de um estudo do Centro Cerebral e Cardiovascular Nacional do Japão acreditam que esse benefício se deve - mais uma vez - à ação preventiva que o ácido clorogênico exerce em relação ao diabetes tipo 2. É que a doença causa lesões no endotélio (a camada interna dos vasos) e promove, assim, inflamações nas placas de gordura situadas nas artérias. E é esse processo que leva a episódios de AVC ou infarto. 

 

Resguarda o coração

 

Esse é outro efeito bastante conhecido do café. Segundo os especialistas, os mecanismos envolvidos também dizem respeito à prevenção da inflamação que leva à aterosclerose, que ocorre quando placas se formam nas artérias e podem impedir que o sangue passe por ali normalmente. "Os benefícios são obtidos com um consumo mínimo de duas xícaras grandes de café por dia, o equivalente a quatro ou cinco cafezinhos", relata o cardiologista Luiz Antônio César, do Incor. 

 

Saúde

 


Veja também:


15/04/2024 | 13h20min

» : Pronto socorro, que funciona junto ao GHS estará sendo atendido por um segundo médico

15/04/2024 | 11h05min

» : Apoio psicológico a profissionais de segurança é ofertado à Guarda Municipal

14/04/2024 | 10h35min

» : Prepare uma sopa de mandioca


Comentários:


Voltar ao topo