No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h45min

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Nutrição


21/03/2017 | 10h54min

Batata Yacon, a queridinha das dietas funcionais

Regula o intestino, boa para a dieta, assim é esse tubérculo sensacional

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A batata Yacon não tem muito a ver com as tradicionais batatas, ela recebeu o apelido por causa de seus aspectos físicos bem semelhantes.

 

O fato é que tanto no quesito nutricional, quanto nos aspectos de sabor, o alimento é uma ótima e deliciosa opção para ser adicionada às dietas funcionais e em preparações mais saudáveis para o dia a dia.

 

Com uma textura suculenta e sabor adocicado, que faz lembrar o gosto de uma pera, a composição da batata yacon é muito rica em nutrientes, principalmente o potássio, importante para todas as funções celulares, tanto, que a ingestão inadequada da substância pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, assim como alterações na transmissão neural (propagação de impulsos nervosos).



Além disso, existem estudos que associam a ingestão da batata yacon à melhora das funções do sistema imunológico, principalmente em crianças. A nutricionista e farmacêutica Andrea Forlenza exalta a importância do alimento para a defesa natural do nosso organismo:

 

"Ele é rico em compostos antioxidantes, como os fenólicos, contendo cerca de 10 vezes mais substâncias antioxidantes que a batata-inglesa, por exemplo. O consumo deste carboidrato é bom para manter o equilíbrio no funcionamento intestinal e isso leva a uma melhora na imunidade. O intestino é uma importante barreira imunológica", disse.

 

Como consumi-la no dia a dia?

 

Segundo Andrea, as melhores formas para ingerir o alimento, aproveitando os seus melhores nutrientes,é consumi-la ralada crua em saladas ou em rodelas num lanche. Ela pode, até mesmo, ser batida num suco ou em chips desidratados, contudo, a profissional aconselha alguns cuidados na hora de guardar a iguaria. "Ela se deteriora muito rapidamente por causa do seu alto teor de água, por isso o consumo da yacon deve ser feito o mais rápido possível. Além do rápido escurecimento e da perda de água que ocorrem imediatamente após a colheita, a principal perda nutricional é a redução do FOS", explica.



Uma boa dica para manter a batata por mais tempo é armazenando em baixas temperaturas (5 a 10°C) e em alta umidade, ou seja, na geladeira.

 

Outros benefícios da batata yacon para o organismo

 

Regula o intestino: A batata yacon é uma ótima fonte de fibras, que, além de ajudar na saciedade, regula o intestino. Um intestino regulado é essencial para o controle dos processos inflamatórios e infecções.

Ajuda o coração: Por ser uma ótima fonte de potássio, a batata yacon ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC).

Boa para a dieta: Por ter um baixo valor calórico, a batata yacon é uma ótima opção para ser adicionada em diferentes dietas.

Rica em antioxidantes: Com uma quantidade 10 vezes maior do que a da batata-inglesa, a batata yacon é uma ótima opção para quem quer combater os radicais livres.


Veja também:


21/09/2017 | 15h16min

» Serviço: Dicas para se refrescar com vinho no calor

21/09/2017 | 14h55min

» Beleza: Será possível evitar as rugas que surgem em volta dos olhos?

19/09/2017 | 07h32min

» Moda: Bombachas femininas ficam lindas em qualquer época e estação


Comentários:


Voltar ao topo