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05/09/2017 | 08h46min

As piores escolhas para quem não consegue dormir

Ingerir bebidas alcoólicas, TV e celular estão na lista

Tente não sair da cama para procurar o sono. Foto: DivulgaçãoTente não sair da cama para procurar o sono. Foto: Divulgação

Você não precisa sofrer de insônia para ter noites em que quer, mas não consegue dormir: fica rolando na cama e nada do sono chegar. Pensando nisso, o DaquiDali pediu à Dra. Anna Karla Alves Smith, neurologista e médica do Instituto do Sono, que listasse as piores escolhas a se fazer para passar o tempo nesses momentos incômodos.

 

De acordo com a médica, algumas medidas para tentar voltar a dormir podem ser prejudiciais, como:

 

Ingerir bebidas alcoólicas


Tem gente que acha que pode tomar uma tacinha de vinho ou mesmo uma cervejinha, para relaxar. A verdade? “Elas até podem induzir o sono, mas ele será de má qualidade com predomínio de estágios superficiais, em detrimento do sono profundo e do sono REM (aquele em que você sonha)”, diz a médica.

 

Usar remédios para dormir


A Dra. Anna alerta que “a grande maioria das medicações indutoras do sono vai causar sonolência e sedação que se prolongam até o inicio da manhã, prejudicando as atividades diárias. Não as use jamais por conta própria, sem prescrição médica”.

 

Sair da cama


O seu corpo provavelmente já associou sua cama à descanso, e claro, dormir. “Levantar e fazer atividades estimulantes tais como ficar andando pela casa, cozinhar, até trabalhar, etc., vão promover mais estímulos ao cérebro para que fique acordado”, explica a neurologista.

 

Ligar a TV ou ficar no celular


E isso também vale para qualquer aparelho eletrônico com luminosidade direta. Segundo a profissional, “esta luz emitida acaba inibindo o hormônio ‘melatonina’, que é um indutor natural do sono”.

 

Ficar encarando o relógio


Dá aquela agonia, mas ficar olhando o relógio de minuto em minuto só piora tudo. “Isso gera uma ansiedade que atrapalha o reinício do sono”, destaca a especialista.

 

Quer evitar situações como essa? A médica te dá mais dicas para ter um sono saudável:

 

– Ter horários regulares para dormir e despertar;
– Ir para a cama somente na hora de dormir;
– Ter um ambiente adequado: limpo, escuro, sem ruídos e confortável;
– Não fazer uso de café, determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de deitar;
– Se tiver dormido pouco nas noites anteriores, evite dormir de dia;
– Jantar moderadamente em horário regular e adequado;
– Não levar problemas para a cama;
– Realizar atividades repousantes e relaxantes preparatórias para o sono;
– Ser ativa física e mentalmente.

 

DaquiDali


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