No ar:

Ouvir!     Fale com o locutor

» Vida / Estilo » Saúde


14/08/2016 | 21h36min

Alimentos que não devem ir para geladeira

Tomate, alho, cebola, banana e batata estão na lista. Entenda porque

Os tomates tomates ficam com um aspecto parecido com a farinha, perdendo o sabor e a qualidade. Foto: DivulgaçãoOs tomates tomates ficam com um aspecto parecido com a farinha, perdendo o sabor e a qualidade. Foto: Divulgação

A geladeira é milagrosa na preservação dos alimentos, mas nem tudo deve ser refrigerado ou congelado.  Com o intuito de evitar o desperdício, tudo vai acabar na geladeira. Mas, será que essa técnica é ideal para todos os produtos? Confira quais alimentos não devem ser armazenados nessas condições e o porquê disso.

 

Alimentos que não devem ser armazenados na geladeira


 Batatas

 

Um dos legumes mais queridos na mesa do brasileiro é a batata, que também é armazenada de forma errônea nas geladeiras. Com essa prática, o amido, elemento importante para nosso organismo e presente nesse legume, se transforma em açúcar. Para evitar isso, guarde-as em um pacote de papel e ponha na dispensa.

 

Abacate

 

O abacate só deve ir para a geladeira quando sobrar de uma refeição e mesmo assim precisa ser envolvido no plástico filme e de preferência depois de ter recebido pingos de sumo de limão. Ao comprar ele ainda verde, poderá ser mantido na fruteira e se você desejar acelerar o processo de amadurecimento, é só colocá-lo junto a uma maçã e/ou banana.

 

Banana

 

Falando em banana, também existem algumas técnicas que ajudam a manter a qualidade dessa fruta. Se for comprada ainda verde, deve ser mantida fora da geladeira e com o talo coberto com papel alumínio, o que vai controlar o amadurecimento. Após ficarem boas para o consumo, são liberadas para irem à geladeira. Mesmo que fiquem com a casca preta, o gosto e os nutrientes estarão conservados. Essa técnica também pode ser aplicada em outras frutas, como as ameixas, manga, damascos, pêssegos e kiwi.

 

Melancia

 

No caso da melancia, essa só deve ir para a geladeira quando já estiver cortada e mesmo assim coberta com plástico filme. Fora dos refrigeradores essa fruta mantém seus antioxidantes intactos, mas o consumo é mais saboroso quando a fruta se encontra gelada. Além da melancia, o melão também merce esse tipo de tratamento.

 

Cebola

 

Essa verdura é um exemplo claro que quebra com a ideia de que a geladeira preserva os alimentos. Isso porque, ao ser armazenada nesse ambiente apodrecem com facilidade do que se estivesse fora. Para que isso não ocorra, guarde-as em um lugar fresco, escuro e seco. Agora se você já descascou e cortou a cebola, guarde na geladeira em um recipiente com tampa.

 

Alho

 

Ótimo tempero nos pratos brasileiros, o alho não deve ser armazenado na geladeira, caso contrário ele ficará borrachudo e pode vir até a mofar. Todavia, caso tenha cortado mais que o necessário, armazene da mesma forma que a cebola. Se você deseja que ele dure por muito tempo, opte por guardá-lo em um lugar fresco e seco.

 

Tomate

 

Ao serem guardados na geladeira, os tomates ficam com um aspecto parecido com a farinha, perdendo o sabor e a qualidade. Podem até servir para um molho, mas dificilmente será gostoso na sua salada. Guardar corretamente esse fruto é fácil, basta deixar na fruteira e de cabeça virada para baixo. Para evitar que estrague, compre só a quantidade que dure uma semana ou então procure os mais verdosos.

 

Manjericão

 

Esse é um tipo de tempero que não suporta o frio, por isso a melhor forma de armazená-lo é cortando seus talos na diagonal e colocá-los em um copo com água limpa, que deve ser trocada a cada dois dias. Mantenha-o longe do sol e sempre envolvido em um plástico, como o objetivo de mantê-lo úmido.

 

Azeite

 

Se você não quer que o azeite fique com um aspecto amanteigado, não guarde-o na geladeira. Assim, a forma ideal de armazenamento nesse caso é colocá-lo em um ambiente escuro e de temperatura normal. Essa mesma dica vale para o óleo.

 

Mel

 

O mel já possui propriedades conservadoras por si só, mas a escolha de um bom local para o armazenamento permite que sua qualidades seja preservada ainda mais. Ao optar por guardar esse produto na geladeira, corre o risco de seu açúcar cristalizar. Por essa razão, a melhor saída é deixar fora dos refrigeradores e em um local bem arejado.

 

 Pimenta


Nem precisa da geladeira para aumentar sua durabilidade. Como já é conservada em vinagre e azeite, a pimenta pode ser mantida por até três anos fora dos refrigeradores e sem correr o risco de estragar.


Veja também:


25/03/2017 | 20h15min

» Saúde: No Rio Grande do Sul inicia no dia 10 de abril a vacinação contra gripe

23/03/2017 | 10h47min

» #ficaadica: Usos inusitados e úteis do Vick Vaporub que você não conhecia

23/03/2017 | 09h11min

» Saúde: Centro de Cuidados Continuados Integrados no Hospital de Caridade de Jaguari será inaugurado em janeiro de 2018


Comentários:


Voltar ao topo