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19/01/2018 | 14h32min

Alimentos podem salvar sua pele

Tomate, peixes e folhas verdes escuras estão na lista

Pele saudável com alimentos certos. Foto: DivulgaçãoPele saudável com alimentos certos. Foto: Divulgação

A alimentação é a base de tudo para ter um corpo forte e longe de doenças, assim como a pele linda e sem rugas. A ingestão de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes funciona como um excelente antirrugas, reduzindo as linhas de expressão e enrijecendo a pele.

 

No entanto, para que façam efeito, eles precisam ser consumidos a longo prazo, desde muito cedo, e estar acompanhados de bons hábitos, como proteção solar e hidratação.

 

Alimentos bons para a pele


Tomate:

 

É rico em vitamina C, o que contribui para construir o colágeno que ajuda a combater a flacidez e deixa a pele mais firme. Por ter poder antioxidante, o tomate elimina os radicais livres que causam o envelhecimento das células. Também protege contra os prejuízos causados pelo sol e combate a flacidez, além de ajudar na circulação. Meio tomate ou duas colheres de sopa de molho já trazem benefícios à pele.

 

Folhas verdes escuras

 

As folhas verdes escuras, como espinafre e couve, possuem vitamina E, que regenera os tecidos cutâneos e impedem o envelhecimento precoce da pele. Por possuírem nutrientes com alto poder antioxidante glutationa, devolvem o viço e destroem as células mortas. O ideal é ingeri-las sempre frescas.

 

 

 

Peixes:

 

Ricos em Ômega 3, os peixes ajudam na elasticidade e na hidratação de dentro pra fora da pele. Os deliciosos salmão, atum e sardinha são ótimas opções de gorduras saudáveis para combater a pele seca. O consumo de duas a quatro porções por semana é o ideal para manter a pele bonita.

 

 

Iogurtes

 

Os probióticos e lactobacilos vivos presentes nos iogurtes ajudam a equilibrar a flora intestinal e, como consequência, deixam a pele linda, sem linhas de expressão, firme e lisa. Os probióticos também ajudam a reduzir vermelhidões e inflamações na pele, como acne, psoríase e rosácea. O consumo de um copo de 300 ml ao dia é o suficiente.

 

 

Frutas secas e oleaginosas

 

Fontes de gordura boa, as frutas secas e oleaginosas são ricas em flavonoides, que ajudam na absorção da vitamina C e reduzem a flacidez da pele. Amêndoas, nozes, avelãs, amendoim e pistaches são excelentes opções para impedir a deterioração das células. Porém, a recomendação é de consumi-las com moderação. Três unidades de frutas secas ao dia já está ótimo.

 

 

Cenoura

 

Rica em betacaroteno, melhora a densidade da pele, prevenindo as rugas mais finas. A cenoura possui também a vitamina A, que contribui para renovar a cútis e pode ser encontrado em vegetais amarelos e alaranjados, além das folhas verdes escuras e ovos. A dica é consumir três colheres (de sopa) de cenoura crua todos os dias.

 

 

Carnes

 

Fontes de proteínas, as carnes com pouca gordura ajudam a produzir colágeno e evitam a flacidez da pele. As carnes também possuem niacina, responsável por hidratar as peles secas. Duas porções de carne por semana ajudam a manter o tônus muscular.

 

Frutas vermelhas

 

Ricas em polifenóis e flavonoides, têm poder antioxidante que combate os radicais livres dos raios solares. Mirtilos, blueberry e framboesas são ótimas sugestões para a regeneração celular. De uma a duas porções ao dia é excelente para a pele ficar bem bonita.

 

 

Mel

 

Diferente do açúcar, o mel não causa inflamação na pele, pois é antioxidante e antiviral. Muitas pessoas usam o alimento para fazer máscaras de hidratação e de limpeza facial. Usá-lo com moderação ajuda a renovar a pele.

 

 

Maçã

 

Comer uma maçã por dia é a melhor opção anti-inflamatória para a pele. É uma ótima fonte de vitamina C, além de possuir antioxidantes que mantêm as rugas longe do nosso rosto.

 

 


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